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dc.contributor.authorAlencar, Suzana Hilda de Oliveira
dc.date.accessioned2024-02-29T14:15:49Z
dc.date.available2024-02-29T14:15:49Z
dc.date.issued2021-11-11
dc.identifier.citationALENCAR, Suzana Hilda de Oliveira. Contribuições dos processos referenciais para a compreensão dos conceitos de reparação e colonização - Mossoró/RN. 55 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/424
dc.description.abstractEstudos linguísticos vêm sendo feitos com o intuito de explorar o tecer da Referenciação em textos midiáticos ou textos outros, o que serviu de base para a presente pesquisa. Outro ponto que norteou este estudo foi o destaque, nas mídias, para os pedidos de reparação por parte dos países europeus pelos abusos dos direitos humanos, causados durante o período colonial. Buscou-se, assim, realizar um estudo que visasse às contribuições dos processos referenciais para: a reflexão do debate sobre as políticas de reparação dos países africanos colonizados; as implicações dessas contribuições para o debate antirracista; e as possíveis colaborações deste estudo para a compreensão crítica dos textos midiáticos. Os estudos acerca da referenciação surgem a partir das pesquisas da Linguística Textual (doravante LT). A fundamentação teórica inicia-se com os estudos da LT, sobretudo, nas óticas de Marcuschi (2012) e Koch (2020). Os processos referenciais baseiam-se em Cavalcante (2011) e (2017), dentre outra(o)s autora(e)s. Em seguida, a literatura antirracista fundamenta-se em Kilomba (2019), Quijano (2009), Ribeiro (2019) e Almeida (2020). Sendo assim, foram apresentadas, brevemente, as condições do surgimento da LT, principais marcos após o seu surgimento, como a “virada pragmática” e a “virada cognitivista”, e a concepção interacional da linguagem até a Referenciação. A partir dos estudos referenciais, foram selecionadas duas categorias de análise: “introdução referencial” e “anáfora direta”, com o fim de contribuir para a apreensão dos sentidos dos conceitos de pedidos de reparação e colonização em diferentes mídias digitais. Realizou-se uma investigação em textos jornalísticos retirados de plataformas digitais em língua portuguesa, entre os anos de 2018 e 2020, que noticiam os pedidos de reparação (devolução de patrimônios, indenizações e ou pedidos de desculpas formais) de países africanos colonizados por nações europeias. Na fase de tratamento do corpus, as notícias foram interpretadas, com base no exame qualitativo dos processos de referenciação. Segundo os resultados, a notícia “África exige da Europa restituição de tesouros roubados”, publicada na plataforma G1, atribuiu ao termo “colonização” um sentido de “conquista”, com isso verifica-se uma romantização dos males causados pela “colonização”. Já a segunda notícia “Europa reluta em indenizar a África pela colonização”, publicada pelo jornal El País, transmite, através de diversas expressões referenciais, o quão danoso foi o período colonial para a população africana, como, por exemplo, o emprego do termo “colonização”, referenciado como “dominação”. Conclui-se que os processos referenciais são fundamentais para a compreensão e interpretação do texto, bem como para a identificação da orientação argumentativa dos textos midiáticos. Além disso, esse fenômeno linguístico possibilita a explicitação dos referentes no que diz respeito a conceitos relativos ao pensamento colonial, proporcionando uma crítica importante do ponto de vista da colonialidade.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectLinguística Textual - Processos referenciaisen_US
dc.subjectReparação - Antirracismoen_US
dc.subjectTextos midiáticosen_US
dc.titleContribuições dos processos referenciais para a compreensão dos conceitos de reparação e colonizaçãoen_US
dc.typeThesisen_US


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  • Letras - Língua Portuguesa
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas)

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