dc.description.abstract | Esta monografia faz uma abordagem no campo da Análise do Discurso Literário e
apresenta como questão de pesquisa de que modos o empoderamento feminino se
materializa histórica e semiologicamente como uma relação de saber e uma
correlação de poder na narrativa em torno das personagens do conto I Love My
Husband. Este trabalho tem como objetivo geral descrever na discursividade literária
do conto I Love My Husband, de Nélida Pinõn, a materialização do empoderamento
feminino como correlação de saber e poder histórica e semiologicamente central na
construção da narrativa. Este trabalho conduzirá sua pesquisa com base na análise
do discurso francesa, para isto, foi adotado o tipo de pesquisa qualitativo, com enfoque
em textos bibliográficos (livros, artigos), apropriando-se de uma pesquisa
experimental, onde será utilizado como objeto de estudo o conto I Love My Husband,
de Nélida Pinõn (1980). Para a realização desta análise, far-se-á um levantamento
das concepções de Fernandes (2008) e Maingueneau (2001 e 2003) a respeito da
Análise do Discurso, também serão utilizadas as teorias de Foucault (2008) sobre
enunciado e as relações existentes entre saber e poder. Afim de entender melhor a
ideia de empoderamento, contar-se-á com as ideias de Baquero (2012), Tavares
(2012) e da historiadora Juliana Bezerra (2020). Já na parte da literatura, Khalil (2008,
2013 e 2015), Borges (2010), Chartier (1999) e Culler (1999) contribuem,
significativamente, para a compreensão da estrutura e funcionamento discursivo da
linguagem literária. Com a pesquisa, observamos a forma como Pinõn (1980) ironiza
os discursos, os saberes, as práticas e as memórias de uma sociedade
patriarcalmente centrada, possibilitando a crítica das relações de gênero por meio de
uma narrativa que caricatura a ideia de mulher submissa, tornando possível pensar a
superação das velhas representações nas relações de gênero. Evidenciamos,
portanto, que o empoderamento se manifesta como uma espécie de efeito leitor,
quando a escritora Nélida Piñon trabalha os limites das imagens de submissão e em
certos pontos as desconstrói por meio da ironia, levando o leitor a perceber que a
postura e posicionamento demonstrados pela personagem feminina em relação ao
seu marido não passam de uma visão que as pessoas têm em virtude de uma certa
forma de compreender os papéis socais do homem e da mulher. | en_US |