dc.contributor.author | Silva, Gustavo da | |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T16:23:37Z | |
dc.date.available | 2024-02-27T16:23:37Z | |
dc.date.issued | 2021-04-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gustavo da. A relação entre o Mito da Caverna de Platão e o papel do ensino de Filosofia – Mossoró/RN. 47 f. Monografia (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/406 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste em a relação entre o mito da caverna de Platão e o papel do ensino de filosofia.
Nosso objetivo consiste em fazer uma interpretação de uma das passagens mais célebres da história da
filosofia ocidental, o Mito da Caverna de Platão, identificando sua relação com o papel do ensino de
filosofia em nossos dias. Tomaremos como base principal o livro VII. Nossa abordagem mostra uma
trajetória de como a imagem da caverna encontra-se organicamente ligada a uma gama de questões
filosóficas e educacionais na República. Nesse sentido, para que o aluno e o professor possam ter um
papel de destaque na sociedade é fundamental que a educação invista no conhecimento de forma mais
eficaz a fim de valorizar as qualidades do aluno, tendo em vista a liberdade para apresentar suas ideias.
Para esse processo, porém, a ajuda da filosofia será de suma importância, como fora visto por Platão no
livro VII de a República. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Mito da Caverna - Conhecimento | en_US |
dc.subject | Processo de aprendizagem | en_US |
dc.subject | Ensino de Filosofia | en_US |
dc.title | A relação entre o Mito da Caverna de Platão e o papel do ensino de Filosofia | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |