dc.description.abstract | O desenvolvimento do mercado de trabalho ocasiona modificações em todas as áreas
de atuação, consequentemente as instituições tendem a aprimorar seus produtos,
qualificar seus colaboradores, enriquecer seus conceitos, desenvolver seu diferencial
competitivo e arquitetar estratégias visando permanecerem firmes no ambiente onde
estão inseridas, pois os clientes de hoje buscam tanto produtos quanto serviços de
excelente qualidade. Sabe-se que o conceito de qualidade se torna um dos principais
temas a serem estudados e analisados pelas organizações, pois torna-se um fator que
propõe diferencial entres as empresas. O presente trabalho teve como objetivo principal
analisar a qualidade no atendimento sob a ótica dos profissionais que executam as
atividades de contato direto com o cliente. Buscando também analisar a importância da
qualidade no atendimento ao consumidor, verificar o perfil dos consultores de vendas,
verificar a importância do treinamento para a qualidade no atendimento ao cliente,
examinar o desempenho dos consultores de vendas e identificar possíveis falhas no
processo da venda e sugerir melhorias. A análise foi realizada em uma concessionária
de carros, onde foi feita a aplicação de um questionário fechado com 15 consultores de
vendas, visando conseguir mensurar a qualidade do atendimento fornecida aos seus
clientes, levando em conta o posicionamento critico nas falhas que forem detectadas
para só então obter um bom diagnóstico. Os resultados alcançados na coleta
proporcionou a identificação da existência de fatores com maiores índices positivos
segundo os próprios consultores, que foram o fornecimento do atendimento com
qualidade, confiança e transparência durante o processo de atendimento,
relacionamento com os colegas de trabalho, alcance das necessidades e expectativas
dos clientes, motivação e fidelização dos clientes, sendo que os quesitos com menores
índices foram à auto avaliação da qualidade no atendimento, transmissão da
comunicação e a diferenciação do perfil dos clientes. Através desses resultados foi
possível sugerir melhorias para os gestores da organização no intuito dos mesmos
realizar modificações para atingir uma evolução na qualidade do atendimento proposta
aos clientes. | en_US |