dc.description.abstract | Considerando o importante papel que a educação financeira vem assumindo na vida dos
cidadãos diante das diversas variações econômicas que surgem com a globalização e a
disponibilidade dos diferentes produtos financeiros existentes no mercado, este artigo teve por
objetivo geral identificar as principais características e comportamentos financeiros dos
discentes da área de negócios da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa
teve como amostra um total de 25 discentes dos cursos de Ciências contábeis, Administração e
Economia onde foi aplicado um questionário online adaptado das pesquisas de Halpern (2003)
onde são analisados os constructos educação financeira, gestão de crédito e gestão de ativos
sendo feita uma análise descritiva dos resultados com auxílio de pesquisa bibliográfica. Dentre
os principais achados verificou-se que 60% dos alunos são do sexo feminino, onde 56% tem
idades entre 20 a 29 anos, identificando que 60% da amostra tiveram formação anterior em
escola pública, informando um total de 72% que residem com familiares. De modo geral a
pesquisa constatou um bom desempenho de práticas voltadas para a Educação financeira e
gestão de crédito, contudo fica a desejar a gestão de ativos dos alunos, onde se observa que a
busca por leitura dos acadêmicos é insuficiente e que influencia a utilização dos temas
propostos, demonstrando não terem compromissos a pagar de curto e longo prazo e indicam
um certo empasse quanto a aplicações financeiras, pois 60% da amostra afirmam ter capital
para investimento. | en_US |