dc.description.abstract | A implantação do plano real foi de grande importância para a economia, iniciando a
estabilização econômica e com ela o aumento do consumo por produtos. O objetivo desta
pesquisa consiste em identificar a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências
Contábeis sobre educação financeira. A metodologia trata-se de um estudo descritivo e de
natureza quantitativa, a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário
online, utilizando a plataforma Google Forms. As questões foram aplicadas aos discentes dos
períodos finais do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte (UERN). Na análise de dados, foi adotada a escala likert para fins de comparação, os
principais resultados demonstram que 80% dos discentes relatam ter conhecimento mediano
sobre o tema educação financeira, e cerca de 73,3% dos discentes adquiriram conhecimento
sobre a temática apenas no ensino superior. Cerca de 88,9% dos discentes realizam o controle
dos seus gastos, e o método mais utilizado para fazer esse controle são em cadernos de
anotações. Foi identificado que os discentes buscam comparar e analisar os preços dos
produtos antes de realizar uma compra, tem o hábito de pagar suas contas em dia e evitam
comprar por impulso. Em relação a trabalhos futuros, é interessante realizar pesquisas futuras
com os alunos das áreas afins a contabilidade, que cursem os períodos finais e iniciais, sugere-se também que as instituições de ensino incentivem aos discentes a busca pela educação
financeira, para melhorar a visibilidade sobre o tema e ajudar no controle das suas finanças
pessoais. | en_US |