dc.description.abstract | O Residência Pedagógica faz parte das ações que integram a Política Nacional de
Formação de Professores, com o aperfeiçoamento na formação prática dos cursos de
licenciatura, o programa propícia que o licenciando que esteja cursando a partir do quinto
período do seu curso tenha a oportunidade de aprimorar a sua prática de ensino nas escolas de
educação básica. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência da residência pedagógica
na formação inicial continuada de professores de química da UERN. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa e quantitativa, os dados foram coletados através de questionários pelo Google Forms
composto por questões abertas e fechadas. O público alvo da pesquisa foram os residentes do
curso de química da UERN que participaram da primeira e da segunda edição do programa,
como também os preceptores das escolas do ensino básico participantes do programa. As
análises dos dados foram feitas por análise de conteúdo proposto por Bardin. Após a análise
das entrevistas, tanto dos residentes como das preceptoras foi possível identificar as influências
do PRP para a formação de professor, no período de imersão na escola foi o período de troca
de conhecimento entre preceptores e residentes, possibilitando por em pratica o que
apreenderam na universidade como também as principais atividades envolvidas nesse processo
de desenvolvimento profissional. A elaboração desta pesquisa nos mostrou o quanto é
importante para os residentes assim como também para as preceptoras essa troca de
conhecimento, de metodologias e práticas de ensino, para que ambos se desenvolvam
profissionalmente. | en_US |