dc.description.abstract | Desenvolver uma proposta de letramentos com o gênero meme em aulas de inglês é uma
tarefa um tanto quanto desafiadora e inovadora. Sabemos que a língua inglesa é o idioma
mundial do mercado de trabalho e das ciências. Logo, é fácil reconhecer a sua utilidade e
importância, porque o mundo globalizado se comunica em inglês. Mas há um aspecto
relevante em relação à língua inglesa que vem sendo, ao longo dos anos, carregado de críticas
e questionamentos aqui no Brasil: o processo escolar de ensino e de aprendizagem do idioma.
Dados de pesquisas relacionadas à aprendizagem de inglês no Brasil, mencionados em nosso
trabalho, assim como o baixo rendimento em sala de aula e o pouco interesse dos aprendizes
pela aprendizagem da língua, incitam-nos a refletir acerca das metodologias pedagógicas
adotadas. Diante dessa premissa, para o foco da nossa pesquisa, tomamos o meme, em
especial, como um gênero próprio do ambiente virtual que pode impulsionar um trabalho
significativo nas aulas de língua inglesa, com vistas a promover o letramento e o
desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Para isso, dialogamos com autores
como Antunes (2001), Paiva (2001) e Rajagopalan (2005; 2011), no que concerne ao ensino e
à aprendizagem de línguas e Kleiman (2014), Rojo (2009; 2015) e Silva (2016), quanto à
abordagem de questões que envolvem os gêneros digitais, sobretudo os memes, como
influência para os multiletramentos. Em relação ao delineamento metodológico, este estudo
caracterizou-se como pesquisa qualitativa com viés de uma pesquisa-ação. Desse modo,
baseamo-nos na sequência de procedimentos sugerida por Paiva (2019) e Kemmis e
McTaggart (1998) para que atendessem, de fato, as necessidades de acompanhar o passo a
passo dos trabalhos desenvolvidos. Os alunos foram orientados a produzirem memes, com
legendas em inglês, como uma forma de expressar seus sentimentos e opiniões diante de
situações reais do cotidiano. Obtivemos um total de 40 memes produzidos e postados no
grupo de WhatsApp e Facebook, envolvendo temáticas de repercussão em 2020, sobretudo
sobre as aulas remotas, pandemia da COVID-19 e eleições municipais. Logo, o resultado
dessa intervenção pedagógica de letramento com o gênero meme nos mostrou a importância
de ver as aulas de língua inglesa como um espaço de construção de sentidos, que interage e se
utiliza de conteúdos de uso diário dos estudantes. Portanto, tendo consciência do potencial de
sentidos a que esses textos se prestam, os alunos conseguiram utilizar a língua inglesa em
situações reais de seu cotidiano com espontaneidade e bom humor e se posicionar diante dos
fatos e informações, como cidadãos críticos, engajados e participativos na sociedade. | en_US |