Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDantas, Rubens Oliveira
dc.date.accessioned2023-10-16T17:42:39Z
dc.date.available2023-10-16T17:42:39Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.identifier.citationDANTAS, Rubens Oliveira. Práticas de letramentos com memes: uma proposta para as aulas de Língua Inglesa no ensino médio. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/225
dc.description.abstractDesenvolver uma proposta de letramentos com o gênero meme em aulas de inglês é uma tarefa um tanto quanto desafiadora e inovadora. Sabemos que a língua inglesa é o idioma mundial do mercado de trabalho e das ciências. Logo, é fácil reconhecer a sua utilidade e importância, porque o mundo globalizado se comunica em inglês. Mas há um aspecto relevante em relação à língua inglesa que vem sendo, ao longo dos anos, carregado de críticas e questionamentos aqui no Brasil: o processo escolar de ensino e de aprendizagem do idioma. Dados de pesquisas relacionadas à aprendizagem de inglês no Brasil, mencionados em nosso trabalho, assim como o baixo rendimento em sala de aula e o pouco interesse dos aprendizes pela aprendizagem da língua, incitam-nos a refletir acerca das metodologias pedagógicas adotadas. Diante dessa premissa, para o foco da nossa pesquisa, tomamos o meme, em especial, como um gênero próprio do ambiente virtual que pode impulsionar um trabalho significativo nas aulas de língua inglesa, com vistas a promover o letramento e o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Para isso, dialogamos com autores como Antunes (2001), Paiva (2001) e Rajagopalan (2005; 2011), no que concerne ao ensino e à aprendizagem de línguas e Kleiman (2014), Rojo (2009; 2015) e Silva (2016), quanto à abordagem de questões que envolvem os gêneros digitais, sobretudo os memes, como influência para os multiletramentos. Em relação ao delineamento metodológico, este estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa com viés de uma pesquisa-ação. Desse modo, baseamo-nos na sequência de procedimentos sugerida por Paiva (2019) e Kemmis e McTaggart (1998) para que atendessem, de fato, as necessidades de acompanhar o passo a passo dos trabalhos desenvolvidos. Os alunos foram orientados a produzirem memes, com legendas em inglês, como uma forma de expressar seus sentimentos e opiniões diante de situações reais do cotidiano. Obtivemos um total de 40 memes produzidos e postados no grupo de WhatsApp e Facebook, envolvendo temáticas de repercussão em 2020, sobretudo sobre as aulas remotas, pandemia da COVID-19 e eleições municipais. Logo, o resultado dessa intervenção pedagógica de letramento com o gênero meme nos mostrou a importância de ver as aulas de língua inglesa como um espaço de construção de sentidos, que interage e se utiliza de conteúdos de uso diário dos estudantes. Portanto, tendo consciência do potencial de sentidos a que esses textos se prestam, os alunos conseguiram utilizar a língua inglesa em situações reais de seu cotidiano com espontaneidade e bom humor e se posicionar diante dos fatos e informações, como cidadãos críticos, engajados e participativos na sociedade.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino - Língua Inglesaen_US
dc.subjectMemeen_US
dc.subjectLetramentosen_US
dc.titlePráticas de letramentos com memes: uma proposta para as aulas de língua inglesa no ensino médioen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples