dc.description.abstract | A prática da escrita em língua inglesa no espaço do ensino médio das escolas públicas está
restrita, muitas vezes, a tarefas de tradução ou exercícios repetitivos de estruturas gramaticais.
Nesse sentido, buscamos desenvolver uma intervenção pedagógica de ensino de língua inglesa
através da Escrita Colaborativa (EC) no Google Docs para a mobilização de práticas de
linguagem no universo digital com alunos de um curso Técnico de Nível Médio Integrado do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Para isso,
fundamentamo-nos nas concepções de que a língua é interação social e mediadora das relações
humanas através dos gêneros do discurso (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2006). Essa interação é
o cerne da Teoria Sociocultural de Vygotsky aplicada à aprendizagem de uma segunda língua
(LANTOLF; THORNE, 2007), serve como mediadora da aprendizagem e da escrita colaborativa
(SMITH; MACGREGOR, 1992; FUNG, 2006, 2010; ALLEN et al., 1987) e é a premissa do
meio escolhido para a operacionalização da proposta de ensino de Escrita Colaborativa Online
(ECO) (YIM; WARSCHAUER, 2017; LEANDRO; WEISSHEIMER, 2017; EMILIANO, 2016;
KESSLER; BIKOWSKI; BOGGS, 2012). A abordagem do estudo é qualitativa (RICHARDSON,
2016), do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), no qual os alunos escreveram
colaborativamente um post de notícia para um blog informativo. Participaram da intervenção 36
alunos, os quais foram divididos em sete grupos de colaboração e se reuniram para a escrita do
texto ao longo de três semanas não consecutivas. O corpus da pesquisa constituiu-se pelas
respostas dos questionários aplicados antes e depois da Intervenção, interações do chat e notas de
campo do professor. Percebemos que os alunos precisam de mais oportunidades para melhorar a
prática de atividades em grupo; problemas sociais podem dificultar o uso da ferramenta digital; a
aprendizagem de língua inglesa foi uma consequência da ECO. No que concerne às interações do
chat, além de encontrarmos todas as características da EC presencial detectamos mais uma
relacionada aos fatores externos de razão social e técnica que podem influenciar a realização da
ECO. Sobre a avaliação da intervenção propriamente dita, sugerimos o aprimoramento do
método de ensino através do aumento da quantidade de encontros online, a realização do método
pelo professor da disciplina e a instrução explícita a respeito de atividades de colaboração. | en_US |