Show simple item record

dc.contributor.authorDantas, Sabrina Guedes Miranda
dc.date.accessioned2023-10-05T18:31:40Z
dc.date.available2023-10-05T18:31:40Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.identifier.citationDANTAS, Sabrina Guedes Miranda. A escrita colaborativa no Google Docs: uma intervenção pedagógica no ensino de Língua Inglesa. 136f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Norte, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/216
dc.description.abstractA prática da escrita em língua inglesa no espaço do ensino médio das escolas públicas está restrita, muitas vezes, a tarefas de tradução ou exercícios repetitivos de estruturas gramaticais. Nesse sentido, buscamos desenvolver uma intervenção pedagógica de ensino de língua inglesa através da Escrita Colaborativa (EC) no Google Docs para a mobilização de práticas de linguagem no universo digital com alunos de um curso Técnico de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Para isso, fundamentamo-nos nas concepções de que a língua é interação social e mediadora das relações humanas através dos gêneros do discurso (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2006). Essa interação é o cerne da Teoria Sociocultural de Vygotsky aplicada à aprendizagem de uma segunda língua (LANTOLF; THORNE, 2007), serve como mediadora da aprendizagem e da escrita colaborativa (SMITH; MACGREGOR, 1992; FUNG, 2006, 2010; ALLEN et al., 1987) e é a premissa do meio escolhido para a operacionalização da proposta de ensino de Escrita Colaborativa Online (ECO) (YIM; WARSCHAUER, 2017; LEANDRO; WEISSHEIMER, 2017; EMILIANO, 2016; KESSLER; BIKOWSKI; BOGGS, 2012). A abordagem do estudo é qualitativa (RICHARDSON, 2016), do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), no qual os alunos escreveram colaborativamente um post de notícia para um blog informativo. Participaram da intervenção 36 alunos, os quais foram divididos em sete grupos de colaboração e se reuniram para a escrita do texto ao longo de três semanas 􀂱 não consecutivas. O corpus da pesquisa constituiu-se pelas respostas dos questionários aplicados antes e depois da Intervenção, interações do chat e notas de campo do professor. Percebemos que os alunos precisam de mais oportunidades para melhorar a prática de atividades em grupo; problemas sociais podem dificultar o uso da ferramenta digital; a aprendizagem de língua inglesa foi uma consequência da ECO. No que concerne às interações do chat, além de encontrarmos todas as características da EC presencial detectamos mais uma relacionada aos fatores externos de razão social e técnica que podem influenciar a realização da ECO. Sobre a avaliação da intervenção propriamente dita, sugerimos o aprimoramento do método de ensino através do aumento da quantidade de encontros online, a realização do método pelo professor da disciplina e a instrução explícita a respeito de atividades de colaboração.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino - Língua Inglesaen_US
dc.subjectEscrita Colaborativa Onlineen_US
dc.subjectIntervenção pedagógica - tecnologiaen_US
dc.titleA escrita colaborativa no Google Docs: uma intervenção pedagógica no ensino de língua inglesaen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record