dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo analisar saberes e práticas que são mobilizados pelos(as)
professores(as) que atuam no Atendimento Educacional Especializado no município de
Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Partimos dos seguintes questionamentos: que saberes
e práticas são mobilizados pelos(as) professores(as) que atuam no Atendimento Educacional
Especializado neste município? O que podemos identificar e refletir sobre eles? O que os(as)
professores(as) narram nos ajuda a entender o ensino no AEE? Trata-se de uma pesquisa
autobiográfica em educação (PASSEGGI, 2011; SOUZA, 2006), ramo da pesquisa qualitativa
(MINAYO, 2008; BOGDAN, BIKLEN, 1994). Participaram do estudo três professoras que
trabalham nas salas de recursos multifuncionais e uma professora que coordena a educação
especial no município. O corpus utilizado para análise constitui-se de três narrativas orais e
uma escrita, além de imagens de materiais pedagógicos produzidos no serviço de AEE. As
fontes foram recolhidas ao longo do ano de 2019, através da realização de entrevistas narrativas
(JOVCHELOVICTH, BAUER, 2002). Para a fundamentação teórica sobre a Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, consideramos as legislações vigentes (BRASIL,
2008) e estudiosos da área (MANTOAN, 2003; 2006; MAZZOTTA, 2005). As narrativas
revelaram que o AEE provê acessibilidade nas escolas pesquisadas, percebe o(a) estudante
como um ser capaz e com potencial, que precisa de pontes, de possibilidades acessíveis para
aprender. Mostram que as práticas colaborativas promovem uma interação significativa entre
os sujeitos, o que se estabelece numa relação de respeito mútuo entre os saberes e práticas
pedagógicas. As articulações interdisciplinares e transdisciplinares são estratégias ou atitudes
interativas que dão acessibilidade aos estudantes do AEE na sala regular e mobilizam os demais
estudantes a ter empatia no processo de aprendizagem com a diferença humana. Os materiais
pedagógicos são construídos de acordo com as necessidades e interesses dos(as) alunos(as),
configurando-se um olhar muito singular, que dá sentido e significado as diferentes
aprendizagens. A partir da construção de quatro eixos de análises, a saber: Ensino
especializado: prover acessibilidade a aprendizagem; utilização e a construção de recursos
pedagógicos nas salas de recursos multifuncionais; avaliação da aprendizagem no AEE e
imagens e narrativas ver, sentir e transformar. Tivemos a possibilidade de analisar aspectos
importantes do ensino no AEE, no município de Mossoró/RN. Por fim, aprendemos com as
professoras colaboradoras que ouvir, ver e sentir as necessidades dos(as) estudantes da
Educação Especial deve ser um compromisso político de todos os educadores. | en_US |