dc.description.abstract | A relevância problematizada pelo dialogismo trabalhado nos Grupos Interativos e a aplicação deles na escola, possibilita aos alunos a compreensão das transformações que ocorrem no mundo físico, das informações adquiridas ou de conhecimentos pré-estabelecidos. O objetivo geral desta pesquisa é compreender os possíveis impactos causados na práxis educacional vigente na escola, a partir dos processos da avaliação da aprendizagem escolar, nos anos finais do ensino fundamental, relacionando com a aprendizagem dialógica, paradigmas educacionais e tendências tradicionais avaliativas no ensino de Ciências por meio dos Grupos Interativos. Para isso, seguimos um caminho metodológico onde realizamos um levantamento de dados através da produção de dois estados do conhecimento, investigando produções referentes à temática problematizada. Realizamos também, uma Pesquisa-Ação e uma entrevista em Grupo Focal, ambas aplicadas a uma turma do último ano do ensino fundamental. Classificamos a pesquisa como descritiva e quanto a abordagem dos dados coletados, foram realizados de forma qualitativa, embasada e dialogada com teóricos que discutem a Aprendizagem Dialógica como Vygotsky (1983, 1999, 2008), Freire (1983, 1996, 2001), Freire e Schor (1996), Flecha (1997), Ferrada e Flecha (2008), Braga, Gabassa e Mello (2010) e Braga e Mello (2014). Ênfase na avaliação com Luckesi (2000, 2011, 2013), Vasconcellos (1998), Perrenoud (1999) e ênfase na epistemologia da educação em Ciências, com Santos (2003), Alves (2009) e no ensino de Ciências com Bizzo (2002), Cachapuz et al. (2005), Pozo e Crespo (2009), dentre outros. Os dados analisados e discutidos seguem a Análise de Conteúdos de Bardin (2009, 2011) e estão caracterizados em relação ao teor bibliográfico e documental. Os resultados sugerem pertinência ao nortear processos avaliativos sobre o ensino de Ciências, fidelidade nas características atribuídas ao nível de ensino, que são os anos finais do ensino fundamental, inter-relação entre paradigmas e tendências tradicionais com práticas dialógicas e interativas na avaliação da aprendizagem. Sugerem também, melhores relacionamentos entre aluno/aluno e professor/aluno, indicam caminhos possíveis de serem seguidos a partir de metodologias avaliativas que utilizem da interação e do dialogismo, dentre outros resultados que contribuem para facilitar a aprendizagem, aperfeiçoar o ensino e melhorar a qualidade da educação básica. | en_US |