dc.description.abstract | A Caatinga é um bioma que apresenta grandes riquezas, principalmente biológicas e, apesar de
sua imensurável importância, ainda é pouco trabalhada e estudada. No livro didático é abordado
de forma generalista e sem contextualização com a realidade dos discentes. Este fato, por
consequência, tem dificultado uma formação discente capaz de entender, analisar e interferir
positivamente nas problemáticas ambientais referentes a esse bioma, o que contribui para o
descaso do ser humano em relação ao meio ambiente. Contudo, um dos fatores que dificulta
uma abordagem contextualizada deste bioma em sala de aula são os materiais didáticos
disponibilizados, pois os mesmos, em sua maioria, aparecem resumidos e generalistas. Neste
contexto, o presente trabalho objetivou a produção de uma cartilha e um guia florístico que
sirva como suporte pedagógico no ensino-aprendizagem do bioma caatinga, apresentando em
sua formatação a realidade local, contextualizada, com atenção às espécies vegetais nativas
encontradas durante a coleta realizada na Serra Cristo Rei da cidade de Pereiro-CE. Para isso,
foram analisadas as informações sobre a Caatinga disponíveis nos livros didáticos das escolas
públicas estaduais do município de Pereiro-CE, foi feito uma lista florística com espécies
coletadas na Serra Cristo Rei, em Pereiro-CE, e produzida uma cartilha com informações sobre
a Caatinga e fotos da vegetação nativa local. A cartilha expõe conceitos sobre a Caatinga em
uma linguagem mais acessível ao ensino básico, associado a informações ecológicas locais
como: clima, índices pluviométricos, solo e vegetação. O presente trabalho mostra as pesquisas
que embasaram a produção da cartilha, bem como os procedimentos e resultados que
originaram o material pedagógico. Vale ressaltar que, além das informações científicas e
exposição das plantas locais, a cartilha apresenta poesias criadas por alunos e professores da
comunidade pereirense e curiosidades sobre o bioma aqui trabalhado. Diante do exposto, a
cartilha sobre a Caatinga apresenta-se como um material pedagógico de grande potencialidade
no que se refere a complementar e contextualizar o ensino deste bioma, haja vista a nítida
necessidade de aprofundamento dos tópicos abordados nos livros didáticos disponíveis e a falta
de significados empregados durante sua abordagem em sala de aula. | en_US |