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dc.contributor.authorSouza, Maria do Socorro
dc.date.accessioned2023-09-06T13:36:36Z
dc.date.available2023-09-06T13:36:36Z
dc.date.issued2019-09-24
dc.identifier.citationSOUZA, Maria do Socorro. O Ensino de História na Contemporaneidade: tecnologias digitais, internet e inclusão digital. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/182
dc.description.abstractO presente estudo tem como propósito analisar como os usos pedagógicos que o professor de História das escolas públicas de Mossoró/RN faz das tecnologias digitais, em especial a internet, podem contribuir para a inclusão digital do aluno e sua consequente inclusão social. Superando a noção tradicional de inclusão digital enquanto democratização do acesso às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, o termo passa a ser compreendido como o acesso aos artefatos digitais, o domínio técnico-operacional e, mais importante, seu uso crítico, autoral e reflexivo. Ao longo do texto, a inserção das tecnologias digitais no ensino de História é fortemente defendida, tendo em vista suas potencialidades no campo da informação, comunicação e interação e as transformações que vêm provocando nas formas de vida contemporânea. Tais mudanças estão reconfigurando as noções de tempo, espaço, conhecimento, dos contextos e identidades estabelecidas. Por essa razão, os usos das tecnologias precisam ser efetivados a partir de novos modelos pedagógicos, em harmonia com as inovações trazidas por elas, para que a inclusão digital do aluno e o desenvolvimento do seu pensar crítico aconteçam, possibilitando-lhe perceber-se como cidadão e sujeito da história. A análise dos usos das tecnologias digitais para a promoção da inclusão digital do aluno de História é realizada por meio de um estudo de campo qualitativo, de natureza explicativa, cujo universo são professores de História da rede pública de ensino. A entrevista semiestruturada e a observação constituem as técnicas de produção de dados utilizadas. Como parte da pesquisa, visando coligir possibilidades de usos das tecnologias digitais para o ensino de História, com o fim de estimular a inserção crítica desses artefatos na sala de aula dessa disciplina, de modo a favorecer a inclusão digital do aluno, foi criado um portal virtual, por meio de um estudo bibliográfico. O aporte teórico acerca das tecnologias digitais, ciberespaço e seus efeitos na sociedade e na educação foi dado, entre outros, por André Lemos (2003, 2008), Heinsfeld e Pischetola (2017), José Manuel Moran (2013, 2015, 2017), Marc Prensky (2001, 2012) e Pierre Lévy (1996, 1998, 1999, 2007). Para embasar o debate sobre o ensino de História, métodos e estratégias, e sua relação com as tecnologias digitais e o ciberespaço, foram usados autores como Circe Bittencourt (1993, 2011, 2017), Elza Nadai (1992), Eucídio Pimenta Arruda (2011, 2013, 2014), Fonseca (2010), Guimarães (2012) e Itamar Freitas (2010). Maria Helena Bonilla (2005, 2009), Bonilla e Nelson Pretto (2011), Lemos (2007, 2009, 2011) e Manuel Castells (2002, 2003, 2005) são os teóricos por meio dos quais se discute a inclusão digital enquanto via para a inclusão social e o exercício da cidadania. Com relação aos usos pedagógicos das tecnologias digitais no ensino de História, os resultados da pesquisa apontaram que, quando realizados de forma crítica, colaborativa, planejada e autoral, eles contribuem para a inclusão digital do aluno, ainda que essa inclusão não ocorra de forma plena.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino de Históriaen_US
dc.subjectTecnologias Digitaisen_US
dc.subjectInclusão Digitalen_US
dc.subjectInclusão Socialen_US
dc.titleO ensino de história na contemporaneidade: tecnologias digitais, internet e inclusão digitalen_US
dc.typeThesisen_US


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