dc.description.abstract | Dadas as práticas contemporâneas de leitura e escrita, fazem-se necessários estudos e
reflexões teórico-metodológicos sobre a aprendizagem nesses espaços de multiletramentos,
visto que essas práticas envolvem múltiplas semioses, textos multimodais que se cruzam com
os aspectos interculturais trazidos pelos leitores e escritores que refletem, desse modo, na
construção dos significados (ROJO, 2012). Diante disso, apresentamos um estudo investigativo
sobre o ensino de espanhol na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista os
aspectos relativos ao letramento digital presentes no Livro Didático (LD), aprovado pelo
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2017, com vigência para os anos 2018, 2019
e 2020. À luz de categorias do letramento digital no contexto de ensino de línguas (FORTE-
FERREIRA; LIMA; LIMA-NETO, 2012; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; HAGUE;
PAYTON, 2010), analisamos as propostas de atividades de uma coleção didática de espanhol
adotada em um instituto de EPT, localizado no Estado do Rio Grande do Norte. Assim,
categorizamos e refletimos sobre as possibilidades de promoção do letramento digital através
das propostas de atividades para o desenvolvimento das habilidades comunicativas. Em face de
nossos objetivos, nossa investigação se configura como uma pesquisa exploratória e descritiva.
Como técnica de pesquisa tomamos a documentação como procedimento operacional, tendo
em vista que nosso corpus de análise foi coletado em LD. Os dados apontaram que a coleção
didática analisada, promove letramentos digitais, de nível tecnológico categorizado em versão
alta tecnologia, nível de letramento de médio a alto e contempla uma ampla diversidade de
letramentos digitais. Desse modo, o material didático está em consonância com os documentos
norteadores da Educação Básica no Brasil que são base de nossa análise (BRASIL, 1996, 2000,
2006, 2013), como também o Projeto Político Pedagógico (2012) de uma instituição que oferta
cursos da ETP. Nossa ressalva quanto ao material didático refere-se ao maior número de
atividades para a promoção dos letramentos digitais concentrado em tópicos extras do LD.
Acreditamos que a distribuição dessas propostas ao longo de todas as unidades didáticas do
material favorece a promoção dos letramentos, proporcionando, ainda mais, eventos e práticas
de letramentos associados aos conteúdos apresentados nas unidades didáticas do material. | en_US |