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dc.contributor.authorAlves, Luanna Melo
dc.date.accessioned2023-09-06T13:27:44Z
dc.date.available2023-09-06T13:27:44Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationALVES, Luanna Melo. Promoção do Letramento Digital no Ensino de Espanhol: análise do livro didático. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/181
dc.description.abstractDadas as práticas contemporâneas de leitura e escrita, fazem-se necessários estudos e reflexões teórico-metodológicos sobre a aprendizagem nesses espaços de multiletramentos, visto que essas práticas envolvem múltiplas semioses, textos multimodais que se cruzam com os aspectos interculturais trazidos pelos leitores e escritores que refletem, desse modo, na construção dos significados (ROJO, 2012). Diante disso, apresentamos um estudo investigativo sobre o ensino de espanhol na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista os aspectos relativos ao letramento digital presentes no Livro Didático (LD), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2017, com vigência para os anos 2018, 2019 e 2020. À luz de categorias do letramento digital no contexto de ensino de línguas (FORTE- FERREIRA; LIMA; LIMA-NETO, 2012; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; HAGUE; PAYTON, 2010), analisamos as propostas de atividades de uma coleção didática de espanhol adotada em um instituto de EPT, localizado no Estado do Rio Grande do Norte. Assim, categorizamos e refletimos sobre as possibilidades de promoção do letramento digital através das propostas de atividades para o desenvolvimento das habilidades comunicativas. Em face de nossos objetivos, nossa investigação se configura como uma pesquisa exploratória e descritiva. Como técnica de pesquisa tomamos a documentação como procedimento operacional, tendo em vista que nosso corpus de análise foi coletado em LD. Os dados apontaram que a coleção didática analisada, promove letramentos digitais, de nível tecnológico categorizado em versão alta tecnologia, nível de letramento de médio a alto e contempla uma ampla diversidade de letramentos digitais. Desse modo, o material didático está em consonância com os documentos norteadores da Educação Básica no Brasil que são base de nossa análise (BRASIL, 1996, 2000, 2006, 2013), como também o Projeto Político Pedagógico (2012) de uma instituição que oferta cursos da ETP. Nossa ressalva quanto ao material didático refere-se ao maior número de atividades para a promoção dos letramentos digitais concentrado em tópicos extras do LD. Acreditamos que a distribuição dessas propostas ao longo de todas as unidades didáticas do material favorece a promoção dos letramentos, proporcionando, ainda mais, eventos e práticas de letramentos associados aos conteúdos apresentados nas unidades didáticas do material.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectLetramento Digitalen_US
dc.subjectEnsino de Espanholen_US
dc.subjectLivro Didáticoen_US
dc.titlePromoção do letramento digital no ensino de espanhol: análise do livro didáticoen_US
dc.typeThesisen_US


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