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dc.contributor.authorCordeiro, Fátima Nailena da Fônseca
dc.date.accessioned2023-09-05T13:06:36Z
dc.date.available2023-09-05T13:06:36Z
dc.date.issued2019-08-13
dc.identifier.citationCORDEIRO, Fátima Nailena da Fônseca. O PIBID na Construção dos Saberes e Práticas para o Ensino de História: um estudo a partir de narrativas (auto)biográficas. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/177
dc.description.abstractEsta dissertação tem como ponto central as narrativas (auto)biográficas de docentes egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, do curso de Licenciatura Plena em História. O objetivo geral é o de analisar sentidos atribuídos pelos docentes ao PIBID e depreender com eles as possíveis contribuições para a construção de seus saberes e práticas no ensino de história na Educação Básica. Os objetivos específicos buscam: 1) Entender como os docentes egressos do PIBID, compreendem e significam as suas vivências e experiências no programa; 2) Apontar e refletir as implicações do PIBID na construção de saberes e práticas para o ensino de história; 3) Apreender quais sentimentos foram mobilizados a partir das narrativas(auto)biográficas. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e se ancora nos princípios da pesquisa (auto)biográfica em educação e nas teorias para o ensino de História. São participantes desse estudo 05 (cinco) docentes, que foram bolsistas do PIBID entre os anos de 2012 à 2016. O corpus se constitui de 05 (cinco) entrevistas narrativas, recolhidas oralmente e posteriormente transcritas, realizadas nos meses de agosto à setembro de 2018. A análise pautada nas concepções de Jovchelovitch e Bauer (2002), nos conduziu aos seguintes achados: compreensão, entendimento e percepções do PIBID pelos egressos; o PIBID e o ensino de história, suas colaborações à construção de aprendizagens; o PIBID enquanto percurso de aprendizagem formativo, e as recordações de vivências pedagógicas provocadas pelo ato de narrar. Concluímos que iniciativas como o PIBID colaboram para o desenvolvimento educacional do país, neste sentido, evidenciamos, com as narrativas dos egressos do PIBID, que os investimentos em políticas públicas desta natureza podem atenuar algumas das problemáticas vivenciadas no cenário da educação brasileira.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDen_US
dc.subjectEnsino de Históriaen_US
dc.subjectNarrativas (auto)biográficasen_US
dc.titleO PIBID na construção dos saberes e práticas para o ensino de história: um estudo a partir de narrativas (auto)biográficasen_US
dc.typeThesisen_US


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