dc.contributor.author | Cordeiro, Fátima Nailena da Fônseca | |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T13:06:36Z | |
dc.date.available | 2023-09-05T13:06:36Z | |
dc.date.issued | 2019-08-13 | |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Fátima Nailena da Fônseca. O PIBID na Construção dos Saberes e Práticas para o Ensino de História: um estudo a partir de narrativas (auto)biográficas. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/177 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como ponto central as narrativas (auto)biográficas de docentes
egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, do curso de
Licenciatura Plena em História. O objetivo geral é o de analisar sentidos atribuídos pelos docentes
ao PIBID e depreender com eles as possíveis contribuições para a construção de seus saberes e
práticas no ensino de história na Educação Básica. Os objetivos específicos buscam: 1) Entender
como os docentes egressos do PIBID, compreendem e significam as suas vivências e experiências
no programa; 2) Apontar e refletir as implicações do PIBID na construção de saberes e práticas
para o ensino de história; 3) Apreender quais sentimentos foram mobilizados a partir das
narrativas(auto)biográficas. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e se ancora nos
princípios da pesquisa (auto)biográfica em educação e nas teorias para o ensino de História. São
participantes desse estudo 05 (cinco) docentes, que foram bolsistas do PIBID entre os anos de
2012 à 2016. O corpus se constitui de 05 (cinco) entrevistas narrativas, recolhidas oralmente e
posteriormente transcritas, realizadas nos meses de agosto à setembro de 2018. A análise pautada
nas concepções de Jovchelovitch e Bauer (2002), nos conduziu aos seguintes achados:
compreensão, entendimento e percepções do PIBID pelos egressos; o PIBID e o ensino de história,
suas colaborações à construção de aprendizagens; o PIBID enquanto percurso de aprendizagem
formativo, e as recordações de vivências pedagógicas provocadas pelo ato de narrar. Concluímos
que iniciativas como o PIBID colaboram para o desenvolvimento educacional do país, neste
sentido, evidenciamos, com as narrativas dos egressos do PIBID, que os investimentos em políticas
públicas desta natureza podem atenuar algumas das problemáticas vivenciadas no cenário da
educação brasileira. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID | en_US |
dc.subject | Ensino de História | en_US |
dc.subject | Narrativas (auto)biográficas | en_US |
dc.title | O PIBID na construção dos saberes e práticas para o ensino de história: um estudo a partir de narrativas (auto)biográficas | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |