dc.description.abstract | O ecossistema manguezal possui grande relevância econômica, ecológica e social para a
população pertencente a região de Guamaré/RN. Entretanto, ele vem sofrendo ameaças através
da ação humana. Com isso, buscou-se elencar e executar uma metodologia de ensino que
pudesse corroborar com o processo de formação de cidadãos atuantes e preocupados com as
causas socioambientais, realizando discussões sobre a importância do ecossistema manguezal,
o processo de degradação e ações para serem desenvolvidas com a finalidade de mitigar os
impactos ambientais nesse ecossistema. Como possível resolução para essa problemática, se
faz necessário que o docente busque novas estratégias que possam problematizar situações do
cotidiano dos estudantes estimulando-os a buscarem resoluções. Assim, objetivou-se elaborar
e avaliar a relevância didática da aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa
(UEPS) sob abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino do
ecossistema manguezal com estudantes do ensino fundamental do 7o ano em uma escola pública
no Município de Guamaré/RN. Quanto ao delineamento metodológico a pesquisa foi de
natureza qualitativa com viés de uma pesquisa ação, além de uma pesquisa bibliográfica e
documental. Primeiramente, visitou-se a escola e, em seguida aplicou-se um pré-teste para
verificar os conhecimentos prévios dos discentes. Essas informações foram essenciais para a
identificação dos subsunçores apropriados e parcialmente adequados para que posteriormente
pudessem ancorar novos conhecimentos científicos abordados nas oficinas. Com base nessas
informações, elaborou-se uma UEPS sob a abordagem CTSA, aplicou-se a UEPS e, por fim,
um pós-teste. Notou-se que a intervenção didática apresentou resultados significativos, é
possível notar que houve um avanço na contextualização das ideias para combater os problemas
ambientais no manguezal ocasionados pela ação antrópica como descarte indevido de lixo,
construção de viveiros de camarão, dentre outros, evidenciando a relevância da abordagem
CTSA nas aulas de ciências ao se apresentar questões pertinentes à Educação Ambiental. Por
fim, a UEPS pôde contribuir para a formação de um sujeito, crítico, reflexivo e atuante
mediantes as causas socioambientais além de propiciar uma possível aprendizagem
significativa, pois a cada desafio lançado os estudantes buscaram resoluções que pudessem
mitigar os danos ocasionados ao ecossistema manguezal, passando a adquirir uma formação em
ciências para a cidadania. Assim pode-se comprovar a relevância da aplicação da UEPS sob a
abordagem CTSA no ensino de ciências como uma nova metodologia capaz de gerar resultados
positivos no processo de ensino e aprendizagem. | en_US |