dc.description.abstract | Os estudos sobre multiletramentos trazem importantes contribuições para o ensino de línguas
e os pressupostos dessa pedagogia estão presentes nos documentos oficiais da educação
brasileira que norteiam as práticas de ensino e aprendizagem e orientam a produção dos livros
didáticos para a escola pública no que se refere às teorias de ensino e aprendizagem. Diante
disso, esse trabalho de dissertação tem como objetivo analisar como as atividades de leitura e
produção de texto propostas nos livros didáticos da coleção Way to go! para o Ensino Médio
podem contribuir para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos no ensino de língua
inglesa. A análise dos livros didáticos é considerada necessária e importante porque esse
material está presente em todas as escolas do Brasil, contribuindo (ou não) para um ensino de
línguas eficaz e significativo. Essa pesquisa está fundamentada nos pressupostos teóricos
sobre multiletramentos do Grupo de Nova Londres (1996); Soares (1998); Kleiman (1995);
Rojo (2009); Rojo e Moura (2012); sobre livros didáticos, Paiva (2015); PNLD 2018; com
relação ao ensino de línguas, Moita Lopes (1996); Leffa (1988); a respeito de gêneros
discursivos, Bakhtin (2011); Dionísio (2007); Marcuschi (2008). Como se trata de um tema
que envolve o ensino de línguas no Brasil, os documentos oficiais como as Orientações
Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e a Base
Nacional Comum Curricular, Brasil (2000, 2002, 2006, 2017) foram consultados; e ainda
sobre os desafios do ensino de língua inglesa, Brasil (1998, 1999); entre outros. A pesquisa de
natureza documental tem como universo a coleção Way to go! para o Ensino Médio e o
corpus é formado pelas atividades de leitura e produção de texto. Esta coleção com 3 volumes
compôs o Guia do Livro Didático 2018 dando aos professores, de todo o Brasil, a
oportunidade de escolher o livro de língua inglesa para o Ensino Médio. Os dados, em análise,
mostram como os livros didáticos contemplam a pedagogia dos multiletramentos por meio
das atividades de leitura e produção de texto e como isso contribui para o desenvolvimento de
práticas de multiletramentos e a formação humana integral dos alunos da rede pública de
ensino. A análise, feita a partir de recortes tirados das seções relacionadas com as atividades
de leitura e a produção de texto presentes em todas as unidades dos 3 volumes que compõe a
coleção, revelam a presença de propostas que incentivam a prática dos multiletramentos ao
evidenciar as categorias: multicultural e multimodal. As 6 seções analisadas: Antes da leitura,
Leitura, Leitura para a compreensão geral, Leitura para a compreensão detalhada, Leitura para
o pensamento crítico e Escrita; trazem aspectos que favorecem o trabalho sobre
multiculturalidade: Aspectos raciais, ponto de visão ou viés crítico, tipo de informação e
vocabulário; assim como oferecem propostas para o trabalho sobre multimodalidade: Uso de
cores e imagens, efeitos gráficos, estrutura da informação, criticidade na escolha dos gêneros
discursivos. | en_US |