dc.identifier.citation | ALENCAR, Daniela Deyse Silva de. A formação docente leitora no curso de Pedagogia. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020. | en_US |
dc.description.abstract | É importante que o docente, em especial o Pedagogo, tenha formação inicial que colabore para
o fazer didático como futuro formador de leitores no Ensino Básico. Nossa pesquisa objetiva,
de modo geral, analisar como acontece a formação docente leitora dos graduandos do Curso de
Pedagogia em uma universidade pública situada no município de Mossoró/RN para atuarem
como futuros professores formadores de leitores e os objetivos específicos, são: Analisar o que
aponta o documento que norteia o Curso de Pedagogia sobre a formação leitora; identificar as
concepções do aluno/futuro professor acerca de sua formação leitora e identificar as concepções
dos professores sobre a importância da formação leitora no Curso de Pedagogia. A abordagem
da investigação é qualitativa, caracterizada sob a forma de estudo de caso. Para isso, utilizamos
o documento que rege o Curso em menção e os dados coletados junto aos sujeitos da pesquisa
por meio de entrevistas e questionários. Ademais, fez-se necessário compreender e utilizar dos
estudos teóricos acerca da formação e dos saberes docentes (TARDIF, 2013; PIMENTA, 2012)
e da leitura (FREIRE, 2011; MARTINS, 2006). No que tange à formação leitora e a literatura,
embasamo-nos em Azevedo (2004), Lajolo (1993) e Pontes (2012). Diante disso, foi possível
realizar uma análise a partir da triangulação dos dados obtidos através do documento (Projeto
Pedagógico do Curso - PPC), mediante a pesquisa de campo a partir da aplicação do
questionário com os discentes e a entrevista com as docentes do Curso de Pedagogia, e com
isso, identificar que as práticas de leituras a partir da leitura literária é uma estratégia relevante
para a formação leitora no contexto de formação de professores. Verificamos, ainda, que esse
documento evidencia a necessidade de se trabalhar mais a formação leitora dos discentes e
ampliar o número de disciplinas obrigatórias em seu componente curricular que trabalhe a
formação leitora. Constatamos que os discentes consideram a leitura literária como uma
modalidade leitora que oportuniza experiências significativas no contexto de formação de
professores. As docentes defendem a necessidade da universidade e de todos os envolvidos
nesse processo, desenvolverem mais projetos de ensino, pesquisa e extensão que fomente a
prática da leitura literária como modalidade pertinente para formar pedagogos leitores. Desse
modo, concluímos que apesar da existência de algumas dificuldades, o Curso de Pedagogia,
lócus da pesquisa, contribui com a formação leitora dos respectivos graduandos | en_US |