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dc.contributor.authorCosta, Anne Valeska Lopes da
dc.date.accessioned2023-09-01T12:02:22Z
dc.date.available2023-09-01T12:02:22Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationCOSTA, Anne Valeska Lopes da. Percursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos da licenciatura em Música da UERN. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/158
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar os percursos de inserção profissional dos egressos do curso de licenciatura em Música da UERN formados entre 2008 e 2018 e, como objetivos específicos: caracterizar os licenciados em Música da UERN, desvelar a trajetória de inserção profissional dos egressos e identificar os percursos de inserção por quais eles passaram. Partindo das ideias de autores que entendem a inserção profissional como um processo que possui início, meio e fim (VINCENS, 1997; VERNIÉRES, 1997; ALVES, 2009), entendo, neste estudo, como inserção profissional, a passagem de um estado inicial a um estado final, sendo o estado inicial a obtenção de qualquer atividade remunerada na área de música e a final a obtenção de um emprego com vínculo contratual absolutamente estável ou a uma situação de relativa estabilidade no mundo do trabalho. Busquei, neste trabalho, responder ao seguinte questionamento: Quais os percursos de inserção profissional dos egressos do curso de licenciatura em Música da UERN? O método de pesquisa utilizado foi o survey interseccional. Foram aplicados questionários online com os egressos do curso de licenciatura em Música da UERN, por meio da ferramenta de pesquisa JotForm. A população de estudo é formada por 140 egressos graduados entre os anos 2008 e 2018. Os dados aqui apresentados correspondem a uma amostra de 116 egressos, que corresponde a 82,8% da população. Os resultados mostram que os egressos da licenciatura em Música da UERN são, na sua maioria, homens, brancos e pardos, oriundos de famílias de baixa renda, que se inseriram no mundo do trabalho em música antes mesmo de cursarem a graduação, principalmente em empregos sem estabilidade, mas que, após cursarem a graduação em Música, a grande maioria ascendeu profissionalmente, obtendo trabalhos mais seguros, principalmente com o vínculo de servidor público concursado. De modo geral, três percursos de inserção foram os mais comuns entre os egressos da licenciatura em Música da UERN antes, durante e após a conclusão do curso: o percurso de inserção precoce em um emprego instável (44%), o percurso de inserção concomitante em um emprego instável (50,8%) e o percurso de inserção demorada de licenciados em um emprego estável (25,8%). Além desses, 9,4% dos egressos passaram pelo percurso de inserção precoce em um emprego estável, 14,6% pelo percurso de inserção concomitante em um emprego estável, 11,2% pelo percurso de inserção rápida em um emprego estável, 6,8% passaram pelo percurso de estabilidade na instabilidade, 3,4% passaram pelo percurso de inserção precária e 14,6% encontram-se no percurso de exclusão.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEgressosen_US
dc.subjectLicenciatura em Músicaen_US
dc.subjectInserção Profissionalen_US
dc.titlePercursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos da licenciatura em Música da UERNen_US
dc.typeThesisen_US


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