dc.identifier.citation | COSTA, Anne Valeska Lopes da. Percursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos da licenciatura em Música da UERN. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020 | en_US |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar os percursos de inserção profissional
dos egressos do curso de licenciatura em Música da UERN formados entre 2008 e 2018 e,
como objetivos específicos: caracterizar os licenciados em Música da UERN, desvelar a
trajetória de inserção profissional dos egressos e identificar os percursos de inserção por quais
eles passaram. Partindo das ideias de autores que entendem a inserção profissional como um
processo que possui início, meio e fim (VINCENS, 1997; VERNIÉRES, 1997; ALVES,
2009), entendo, neste estudo, como inserção profissional, a passagem de um estado inicial a
um estado final, sendo o estado inicial a obtenção de qualquer atividade remunerada na área
de música e a final a obtenção de um emprego com vínculo contratual absolutamente estável
ou a uma situação de relativa estabilidade no mundo do trabalho. Busquei, neste trabalho,
responder ao seguinte questionamento: Quais os percursos de inserção profissional dos
egressos do curso de licenciatura em Música da UERN? O método de pesquisa utilizado foi
o survey interseccional. Foram aplicados questionários online com os egressos do curso de
licenciatura em Música da UERN, por meio da ferramenta de pesquisa JotForm. A população
de estudo é formada por 140 egressos graduados entre os anos 2008 e 2018. Os dados aqui
apresentados correspondem a uma amostra de 116 egressos, que corresponde a 82,8% da
população. Os resultados mostram que os egressos da licenciatura em Música da UERN são,
na sua maioria, homens, brancos e pardos, oriundos de famílias de baixa renda, que se
inseriram no mundo do trabalho em música antes mesmo de cursarem a graduação,
principalmente em empregos sem estabilidade, mas que, após cursarem a graduação em
Música, a grande maioria ascendeu profissionalmente, obtendo trabalhos mais seguros,
principalmente com o vínculo de servidor público concursado. De modo geral, três percursos
de inserção foram os mais comuns entre os egressos da licenciatura em Música da UERN
antes, durante e após a conclusão do curso: o percurso de inserção precoce em um emprego
instável (44%), o percurso de inserção concomitante em um emprego instável (50,8%) e o
percurso de inserção demorada de licenciados em um emprego estável (25,8%). Além desses,
9,4% dos egressos passaram pelo percurso de inserção precoce em um emprego estável,
14,6% pelo percurso de inserção concomitante em um emprego estável, 11,2% pelo percurso
de inserção rápida em um emprego estável, 6,8% passaram pelo percurso de estabilidade na
instabilidade, 3,4% passaram pelo percurso de inserção precária e 14,6% encontram-se no
percurso de exclusão. | en_US |