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dc.contributor.authorAlencar, Janice Lima de
dc.date.accessioned2023-08-31T17:58:18Z
dc.date.available2023-08-31T17:58:18Z
dc.date.issued2020-10-30
dc.identifier.citationALENCAR, Janice Lima de. Educação ambiental: ressignificando prática e saberes, através do uso de metodologias ativas e da tecnologia. 108 f. Dissertação( Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/140
dc.description.abstractOs problemas ambientais são colocados cada vez mais em evidência, assumindo papel de destaque na sociedade. É preciso lembrar que esses problemas têm efeitos em curto, médio e longo prazo e afetarão o planeta como um todo. Assim, a Educação Ambiental figura como alternativa para a formação de um sujeito ecológico preocupado não apenas com si próprio, mas com o meio ao qual está inserido, construindo uma identidade ambiental, onde ele pode figurar como agente de transformação em relação à conservação ambiental. Desta forma, percebe-se que o trabalho do professor é bastante complexo, pois ele precisa preparar práticas metodológicas que visem não só apreender a atenção do aluno, mas promover a consolidação do conhecimento adquirido. Fazer uso de metodologias ativas e tecnologias pode se configurar como um caminho a ser utilizado, colocando o aluno no centro do processo, de forma que o mesmo se sinta incluído, reflexivo e autônomo na construção da sua aprendizagem. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral Investigar o conhecimento, acesso e uso de plataformas digitais a fim de promover a formação de um sujeito ecológico fortalecendo o aprendizado de conceitos pertinentes a EA de forma lúdica e prazerosa, através da utilização de metodologias ativas e de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem. Participaram deste estudo setenta e cinco estudantes da rede estadual de ensino da cidade de Patu, RN. Os dados foram coletados e analisados antes e depois da intervenção metodológica, através de questionários semiestruturados, análise estatística e de conteúdo. O uso de metodologias ativas permite reflexões acerca do cotidiano do aluno, promovendo uma maior motivação e autonomia, tornando-os mais comprometidos e participativos no processo de ensino e aprendizagem. Os dados demonstram que a maioria dos colaboradores possui acesso aos recursos digitais, sendo o smartphone o recurso mais utilizado entre os demais. As estratégias pedagógicas utilizadas na pesquisa como a o uso da sala de aula invertida, construção de mapas mentais, produção de paródias, de vídeos, trabalhos em equipes e a gamificação se mostraram bastante eficazes no processo de ensino e aprendizagem. Os produtos oriundos da pesquisa, o jogo BioQuiz: aprenda Biologia, aplicativo para dispositivo móvel e a sequência de atividades, favoreceram a compreensão de conceitos de Ecologia, Meio Ambiente e Educação Ambiental, promovendo uma rede de interações, propiciando aulas mais lúdicas e dinâmicas, bem como, possibilitou a elaboração de um guia com orientações metodológicas para serem utilizadas por outros educadores. O estudo evidenciou que é possível promover um re(posicionamento) dos jovens frente às questões ambientais, a partir do desenvolvimento de conteúdos da matriz curricular do ensino de Biologia e as tecnologias digitais e as metodologias ativas disponibilizaram novas formas de acesso à informação, permitindo novos processos cognitivos, promovendo diversas formas de aquisição do conhecimento.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectBioQuiz - ensino e ludicidadeen_US
dc.subjectGamificaçãoen_US
dc.subjectInovação pedagógicaen_US
dc.titleEducação ambiental: ressignificando prática e saberes, através do uso de metodologias ativas e da tecnologiaen_US
dc.typeThesisen_US


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