dc.description.abstract | O processo de ensino-aprendizagem utilizando espaços não formais é uma importante
estratégia didática pedagógica e tem demonstrado sua eficácia para a aprendizagem
significativa do educando, pois consolida os conhecimentos previamente construídos e
transforma em novos, dando significados aos já existentes. Este trabalho objetivou produzir
uma cartilha ilustrativa contendo um roteiro didático pedagógico direcionado a professores e
alunos de biologia para ser utilizada em espaços não formais na lagoa do Apodi-RN. Seu
conteúdo e design abordam os assuntos de forma dinâmica, ilustrativa, de fácil compreensão e
pode ser um guia prático para trabalhar assuntos de ecologia no ensino médio. A cartilha
descreve e disponibiliza através de conversas entre personagens exclusivos, questões
ambientais importantes como população, comunidade, ecossistema, hábitat, relações
ecológicas interespecíficas e poluição. Busca estimular a percepção nos educandos das causas,
consequências e possíveis soluções referentes aos impactos ecológicos oriundos do acúmulo
de resíduos sólidos e líquidos que são lançados nas margens e na da lagoa. Ainda, para torná-
la mais acessível também contém um QR-code para o acesso virtual, um dicionário ambiental
e sites relacionados a ecologia. | en_US |