Show simple item record

dc.contributor.authorLopes, Carla Matozo
dc.date.accessioned2023-08-31T16:07:39Z
dc.date.available2023-08-31T16:07:39Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.citationLOPES, Carla Matozoen_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/137
dc.description.abstractO processo de ensino-aprendizagem utilizando espaços não formais é uma importante estratégia didática pedagógica e tem demonstrado sua eficácia para a aprendizagem significativa do educando, pois consolida os conhecimentos previamente construídos e transforma em novos, dando significados aos já existentes. Este trabalho objetivou produzir uma cartilha ilustrativa contendo um roteiro didático pedagógico direcionado a professores e alunos de biologia para ser utilizada em espaços não formais na lagoa do Apodi-RN. Seu conteúdo e design abordam os assuntos de forma dinâmica, ilustrativa, de fácil compreensão e pode ser um guia prático para trabalhar assuntos de ecologia no ensino médio. A cartilha descreve e disponibiliza através de conversas entre personagens exclusivos, questões ambientais importantes como população, comunidade, ecossistema, hábitat, relações ecológicas interespecíficas e poluição. Busca estimular a percepção nos educandos das causas, consequências e possíveis soluções referentes aos impactos ecológicos oriundos do acúmulo de resíduos sólidos e líquidos que são lançados nas margens e na da lagoa. Ainda, para torná- la mais acessível também contém um QR-code para o acesso virtual, um dicionário ambiental e sites relacionados a ecologia.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEspaços não formaisen_US
dc.subjectAprendizagem significativa - estratégia de ensinoen_US
dc.subjectMeio ambiente- recurso didático pedagógicoen_US
dc.titleEnsino-aprendizagem em ambientes não formais: produção de uma cartilha pedagógica para o ensino de ecologia em espaço naturalen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record