GESTÃO DO LIXO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA NATAL RECICLAGEM
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo analisar o gerenciamento da empresa Natal
Reciclagem com o intuito de levantar os mecanismos de recolhimento, triagem e
examinar demanda, entraves e potencialidade de investimentos na gestão de resíduos
eletrônicos. A empresa adota mecanismos diversificados para o recolhimento de
resíduos eletrônico, incluindo coleta domiciliar, entrega direta, 33 Pontos de Entrega
Voluntária distribuídos na cidade de Natal, campanhas de recolhimento em parecerias
com órgãos da gestão pública, contratos firmados diretamente com geradores de
resíduos, permitindo assim um bom volume de resíduos coletados. O sistema de
triagem permite a separação de todos os tipos de materiais por categoria favorecendo
a destinação adequada para empresas de reciclagem, além do reaproveitamento de
materiais em condições de uso comercializados na própria empresa. O bom
gerenciamento observado na empresa pode servir de referência e estímulo para
fortalecer essas atividades comerciais e produtivas por novos empreendimentos
regionais. Foi observado que a empresa adota todas as legislações previstas na
política nacional dos resíduos sólidos, atende à Lei geral de proteção de dados e é
cadastrada no Sistema nacional de informações sobre a gestão de resíduos sólidos.
Espera-se assim, que este estudo possa contribuir para uma reflexão mais ampla
sobre necessidade de investimentos em gestão de resíduos eletrônicos e sobre a
importância da adoção de práticas ambientalmente responsáveis, visando
à preservação do meio ambiente e da qualidade de vida da população.