Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Fernando Luís Galdino e
dc.date.accessioned2024-08-30T19:05:59Z
dc.date.available2024-08-30T19:05:59Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSILVA, Fernando Luis Galdino e; CRUZ, Josilene Silva da . Ensino Religioso Escolar: uma perspectiva complexa. Natal: 2024. 24 p. Monografia (Licenciado) UERN, Faculdade de Ciências da Religião.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1290
dc.description.abstractA presente pesquisa foi direcionada à análise da relação do professor de Ensino Religioso (ER) com o objeto de seu componente curricular, adotando os postulados da teoria da complexidade de Edgar Morin e seus pressupostos para a transdisciplinaridade. O objetivo foi compreender a dinâmica dessa relação com o objeto que, em nossa perspectiva, caracteriza-se como complexo, intrínseco à realidade e subsídio de um Ensino Religioso que se pense crítico, problematizador e que reflita a realidade da qual faz parte o educando. A partir de levantamento bibliográfico sobre os temas Educação, Ensino Religioso, Complexidade e Transdisciplinaridade e da análise dos documentos que normatizam a área de Ciências da Religião como formação básica para a docência e orienta o componente curricular Ensino Religioso, compomos uma narrativa de observação da realidade, cuja qual nos levou a concluir que as Ciências da Religião não instrumentalizam teórico-metodologicamente o docente de ER para compreensão do fenômeno religioso como categoria complexa. Nossa pesquisa, inserida nas discussões sobre Ciências da Religião e Educação, pretende compor e alargar o diálogo já existente dentro dos estudos e pesquisas acerca de um Ensino Religioso Escolar laico.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectCiências da religiãoen_US
dc.subjectEnsino religiosoen_US
dc.subjectComplexidadeen_US
dc.subjectTransdisciplinaridadeen_US
dc.titleENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA COMPLEXAen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples