dc.description.abstract | A presente pesquisa foi direcionada à análise da relação do professor de Ensino Religioso
(ER) com o objeto de seu componente curricular, adotando os postulados da teoria da
complexidade de Edgar Morin e seus pressupostos para a transdisciplinaridade. O objetivo foi
compreender a dinâmica dessa relação com o objeto que, em nossa perspectiva, caracteriza-se
como complexo, intrínseco à realidade e subsídio de um Ensino Religioso que se pense
crítico, problematizador e que reflita a realidade da qual faz parte o educando. A partir de
levantamento bibliográfico sobre os temas Educação, Ensino Religioso, Complexidade e
Transdisciplinaridade e da análise dos documentos que normatizam a área de Ciências da
Religião como formação básica para a docência e orienta o componente curricular Ensino
Religioso, compomos uma narrativa de observação da realidade, cuja qual nos levou a
concluir que as Ciências da Religião não instrumentalizam teórico-metodologicamente o
docente de ER para compreensão do fenômeno religioso como categoria complexa. Nossa
pesquisa, inserida nas discussões sobre Ciências da Religião e Educação, pretende compor e
alargar o diálogo já existente dentro dos estudos e pesquisas acerca de um Ensino Religioso
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