dc.description.abstract | Este artigo discute a temática sobre a construção dos elementos históricos e legais
no campo da educação dentro do Componente Curricular do Ensino Religioso no
Brasil, buscando evidenciar os marcos que tratam do racismo nas escolas
brasileiras. Para isso, define como objetivo geral discorrer sobre a fundação desses
processos históricos que levam a prática do racismo nas escolas, considerando
como objetivos específicos: abordar a construção histórico-social dos períodos
colonial, imperial e republicando até a fundação da educação religiosa no Brasil;
discutir sobre a relação do ER com o racismo religioso; e analisar o Ensino Religioso
como reprodutor da construção do racismo religioso nas escolas segundo a
legislação brasileira. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de caráter
qualitativo, amparada no aporte teórico de autores, como: Ribeiro (1988), Junqueira,
Brandenburg e Klein (2017); Melo e Silva (2022), dentre outros, além de documentos
oficiais. Como resultados, constata-se a necessidade de atitudes saudáveis e
pertinentes que colaborem na implementação de melhorias no Componente
Curricular do ER, bem como o apoio do poder público para que fortaleça uma
legitimidade dentro das escolas brasileiras, fortalecendo e construindo um ambiente
escolar com práticas cidadãs na perspectiva dos valores culturais, sociais e
humanos. | en_US |