dc.description.abstract | Esse artigo trata de pesquisa etnográfica sobre as práticas pedagógicas
do Ensino Religioso (ER) no contexto da Escola Municipal Estudante Emmanuel
Bezerra (EMEEB) e tem por objetivo refletir acerca de como se constroem essas
práticas nos contextos do ensino remoto e presencial pós-pandêmico. O trabalho
traz contribuições advindas da experiência do estágio supervisionado, ofertado pela
licenciatura em Ciências da Religião da UERN, no ano de 2021, aliadas à
observação etnográfica realizada de forma presencial, em 2022. Para fundamentar
as reflexões acerca das práticas pedagógicas em geral e no Ensino Religioso foram
utilizadas as ideias de Franco (2016) e Benevides (2015). As experiências
permitiram verificar que na EMEEB, o ER é desenvolvido em consonância com a
legislação educacional vigente e, mais que isso, existe a investigação do fenômeno
religioso e respeito ao artigo 33, da LDB Nº 9.394/96, aspectos confirmados no
ensino presencial pós-pandêmico. No que tange aos recursos didático-pedagógicos
e às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) essas são escassas,
sendo viabilizados pelos próprios professores, uma vez que estes profissionais não
tiveram acesso a nenhuma política pública advinda da Secretaria Municipal de Natal para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com efetividade na pandemia da Covid-19 realidade que se produz também no contexto presencial pós pandêmico. A pesquisa, portanto, pretende deter-se sobre o tema das práticas pedagógicas e organiza-se a partir de um olhar comparativo entre duas realidades experimentadas, uma vivenciada no ensino remoto como estagiário, e outra como pesquisador que “retorna” à escola em sua realidade presencial e pós-pandêmica. | en_US |