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dc.contributor.authorPedrosa, Rebecca Micaely Alves
dc.date.accessioned2023-08-29T17:37:59Z
dc.date.available2023-08-29T17:37:59Z
dc.date.issued2020-11-23
dc.identifier.citationPEDROSA, Rebecca Micaely Alves.Percepção ambiental sobre formas de utilização da água pelas crianças de escola pública privada da cidade de Mossoró(RN). 125f. Dissertação( Mestrado em Geografia)- Universidade do Estado do Grande do Norte, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/123
dc.description.abstractA análise da percepção ambiental proporciona compreender as formas com que as crianças se relacionam com o meio e de que forma o percebem. O propósito deste estudo é identificar e diagnosticar a percepção ambiental de crianças do 5° ano do Ensino Fundamental de escola pública e particular de Mossoró (RN). O primeiro estudo ocorreu em roda de conversação, a qual teve como tema norteador, A água; em seguida, foi proposto ao grupo de 20 crianças que fizessem um desenho sobre o tema. Após a execução da atividade foi elaborado um estudo detalhado sobre a percepção que elas demonstravam em cada desenho. Uma turma do Ensino Fundamental I, com um total de 11 alunos de uma escola particular da cidade de Mossoró-RN participou do segundo e terceiro estudo. O segundo, ocorreu com a aplicação de um questionário semiestruturado, com 12 perguntas divididas em quatro temas, a saber: ‘água, preservação ambiental, poluição e conexão da água com doenças’. Os dados foram inseridos no Software NVIVO (2020), para a formação das nuvens de palavras. Foram geradas 25 nuvens. O terceiro estudo realizou-se em dois momentos, no primeiro pré-pandemia, em novembro de 2019, na sala de aula as crianças foram solicitadas a fazerem um desenho que representassem a água. No segundo momento, em setembro de 2020, em atividade remota, as crianças produziram um novo desenho. O estudo inicial demonstrou que os estudantes restringem as respostas as percepções do seu cotidiano, sendo por vezes reduzidas e superficiais. Temas como água, poluição e preservação ambiental receberam respostas simples, sem complexidade, apontando à necessidade de intervenção pedagógica na formação de conceitos relacionados ao tema meio ambiente. O estudo com desenhos evidenciou que crianças com faixas etárias semelhantes, estudando na mesma escola e moradoras do mesmo bairro, apresentam percepções diferentes sobre a água. O terceiro estudo revelou que o isolamento social proporcionou as crianças uma maior afeição ao meio ambiente, representando-o como um lugar idealizado, desejado e preservado.Com a análise dos resultados, torna-se de total importância para o estudo geográfico, o estudo das percepções dos alunos para a o debate e a melhoria da qualidade do ensino, as práticas didático-pedagógicas, a formação do professor e a elaboração de material didático que interaja e contribua de forma efetiva na formação de conhecimento, valores e atitudes das crianças.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectPercepção ambientalen_US
dc.subjectDesenho infantilen_US
dc.subjectNuvens de palavrasen_US
dc.titlePercepção ambiental sobre formas de utilização da água pelas crianças de escola pública privada da cidade de Mossoró(RN)en_US
dc.typeThesisen_US


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