Percepção ambiental sobre formas de utilização da água pelas crianças de escola pública privada da cidade de Mossoró(RN)
Abstract
A análise da percepção ambiental proporciona compreender as formas com que as
crianças se relacionam com o meio e de que forma o percebem. O propósito deste estudo
é identificar e diagnosticar a percepção ambiental de crianças do 5° ano do Ensino
Fundamental de escola pública e particular de Mossoró (RN). O primeiro estudo ocorreu
em roda de conversação, a qual teve como tema norteador, A água; em seguida, foi
proposto ao grupo de 20 crianças que fizessem um desenho sobre o tema. Após a
execução da atividade foi elaborado um estudo detalhado sobre a percepção que elas
demonstravam em cada desenho. Uma turma do Ensino Fundamental I, com um total de
11 alunos de uma escola particular da cidade de Mossoró-RN participou do segundo e
terceiro estudo. O segundo, ocorreu com a aplicação de um questionário semiestruturado,
com 12 perguntas divididas em quatro temas, a saber: ‘água, preservação ambiental,
poluição e conexão da água com doenças’. Os dados foram inseridos no Software NVIVO
(2020), para a formação das nuvens de palavras. Foram geradas 25 nuvens. O terceiro
estudo realizou-se em dois momentos, no primeiro pré-pandemia, em novembro de 2019,
na sala de aula as crianças foram solicitadas a fazerem um desenho que representassem a
água. No segundo momento, em setembro de 2020, em atividade remota, as crianças
produziram um novo desenho. O estudo inicial demonstrou que os estudantes restringem
as respostas as percepções do seu cotidiano, sendo por vezes reduzidas e superficiais.
Temas como água, poluição e preservação ambiental receberam respostas simples, sem
complexidade, apontando à necessidade de intervenção pedagógica na formação de
conceitos relacionados ao tema meio ambiente. O estudo com desenhos evidenciou que
crianças com faixas etárias semelhantes, estudando na mesma escola e moradoras do
mesmo bairro, apresentam percepções diferentes sobre a água. O terceiro estudo revelou
que o isolamento social proporcionou as crianças uma maior afeição ao meio ambiente,
representando-o como um lugar idealizado, desejado e preservado.Com a análise dos
resultados, torna-se de total importância para o estudo geográfico, o estudo das
percepções dos alunos para a o debate e a melhoria da qualidade do ensino, as práticas
didático-pedagógicas, a formação do professor e a elaboração de material didático que
interaja e contribua de forma efetiva na formação de conhecimento, valores e atitudes das
crianças.