dc.description.abstract | A presente monografia consiste na análise e discussão sobre a atuação dos bacharéis do curso
de Turismo formados pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN, Campus
Natal, no mercado de trabalho. O objetivo geral é analisar se o mercado de trabalho absorve
estes profissionais. A metodologia a ser empregada para o desenvolvimento da pesquisa teve
uma abordagem qualitativa, e quanto ao tipo de estudo foi caracterizado como estudo de caso.
A recolha dos dados se deu através da um questionário com questões abertas e fechadas, que
foi aplicado a um grupo de Turismólogos formados entre os semestres de 2012.1 a 2018.1. Esta
pesquisa visou contribuir para que a referida Instituição de Ensino observe a matriz curricular de
ensino do curso de Turismo, tendo em conta as constantes mudanças do mercado turístico. Os
resultados foram obtidos por meio da aplicação de questionário aos egressos do curso, foram
localizados 119 egressos através das redes sociais, haja visto que a UERN não disponibilizou
os dados para a pesquisa, e desses, 49 responderam ao questionário. Após a análise dos
questionários, observou-se um baixo interesse dos egressos em atuar na atividade turística,
principalmente pela questão do mercado de trabalho que ao invés das empresas do ramo terem
turismólogos preferem dar oportunidade a formados em outra área. Todos os respondentes
opinaram que o turismólogo não tem o seu valor reconhecido pelo mercado de trabalho, mesmo nosso
Estado tendo um grande potencial turístico. | en_US |