dc.description.abstract | A educação patrimonial surge ligada ao conceito de preservação do patrimônio histórico cultural, ampliando o entendimento dos vários aspectos que constituem o patrimônio cultural,
fazendo com que haja conhecimento e valorização da cultural local. Através dessa perspectiva,
a educação patrimonial contribui para a formação da cidadania, identidade cultural, memória e
pertencimento. O turismo como fenômeno que utiliza do patrimônio cultural e natural, como
forma de atrativo, precisa utilizar esses bens de forma responsável, gerando nos turistas
consciência sobre a importância do patrimônio e sua necessidade de preservação. Em razão
disto, o estudo proposto irá avaliar o potencial das atividades interdisciplinares da educação
patrimonial desenvolvida através do projeto do Sitio historio e ecológico Gamboa do Jaguaribe,
com objetivo de auxiliar seus visitantes sobre educação ambiental e o ensino sobre a história e
culturas indígenas, conscientizando sobre a importância da preservação e valorização do
patrimônio histórico-cultural, e ambiental. O Trabalho tem como objetivo geral identificar o grau
de relevância que as atividades realizadas na Gamboa do Jaguaribe despertam em seus
visitantes, analisando a importância da educação patrimonial para a compreensão de
pertencimento e da valorização cultural. A metodologia do trabalho está baseada na pesquisa
descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se fontes primarias e aplicação de
questionários e entrevistas. Os resultados buscam identifica qual a importância que a educação
patrimonial assume nas atividades realizadas no Sítio Histórico e Ecológico Gamboa do
Jaguaribe. | en_US |