O comércio eletrônico no contexto do terciário: um estudo sobre Mossoró-RN
Resumo
A pesquisa, ora apresentada, centra-se na compreensão do comércio eletrônico no
contexto da dinâmica do terciário de Mossoró. Esse trabalho fundamentou-se no método
de análise regressivo-progressivo, formulado por Henri Lefebvre. Como metodologia,
utilizamos um levantamento bibliográfico para a discussão teórica dos conceitos de
comércio eletrônico, espaço urbano, terciário, cidades médias e consumo, além da
abordagem da relevância da cidade de Mossoró em uma perspectiva histórica e atual,
principalmente, a partir de sua dinâmica terciária. Para tal, também foi necessária a
realização de uma coleta, sistematização e análise de dados secundários em diferentes
órgãos e primários via questionários eletrônicos junto aos consumidores. A dissertação
está estruturada em três partes principais que tratam sobre: Mossoró, enquanto espaço
relevante na região, a densidade e diversidade de atividades comerciais e de serviços
encontradas nesta urbe e o comércio eletrônico como uma forma de vender e consumir
além dos limites físicos; a conformação histórica da expansão urbana mossoroense, do
terciário no contexto espacial e econômico da cidade, de sua modernização comercial,
bem como o surgimento e disseminação da comercialização digital; por fim, a análise do
perfil socioeconômico do público pesquisado e suas práticas de consumo no comércio
eletrônico; assim como a consolidação da comercialização pela internet durante a
pandemia do coronavírus (COVID-19) e suas perspectivas para o cenário pós-
pandêmico. Os resultados obtidos indicam a dinâmica econômica, urbana e populacional
de Mossoró, historicamente, configuraram a cidade como uma centralidade
urbanorregional. A reafirmação deste papel de destaque de Mossoró também é reflexo
da grande concentração de atividades terciárias presentes em seu espaço intraurbano.
Outra constatação foi que, não apenas no contexto de Mossoró, as atividades terciárias
vêm se desenvolvendo conforme as estratégias capitalistas e os avanços tecnológicos a
exemplo do comércio eletrônico, que oportunizam ao terciário sua expansão para além
dos limites geográficos. Os resultados da pesquisa revelaram que um percentual superior
a 80% do público questionado utiliza o comércio eletrônico como meio para aquisição de
produtos, revelando a significativa influência que a digitalização comercial vem trazendo
para as práticas de consumo e, consequentemente, para o cotidiano desses indivíduos.