A mobilidade pendular de estudantes de ensino superior como indicador da centralidade urbana de Mossoró-RN
Abstract
A mobilidade pendular da população estudantil a partir dos deslocamentos diários incide em
uma maior dinâmica regional, integrando assim a uma área por meio dos fluxos originários de
cidades com menores ou nenhuma oferta de ensino superior, tendo como destino às cidades que
detém de maior diversidade e quantitativo de instituições. Mossoró é uma das cidades no
interior do Nordeste brasileiro e do Rio Grande do Norte a dinamizar toda uma região em
decorrência das Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas em seu espaço urbano. Nesse
sentido, o presente trabalho objetiva analisar a mobilidade pendular da população estudantil
que se direciona diariamente às instituições de ensino superior localizadas em Mossoró-RN por
meio dos transportes universitários. Para tal feito, foi realizado levantamento bibliográfico
sobre o conceito de mobilidade e sobre a centralidade, fixos e fluxos, polarização, cidades
médias, dentre outros que são aprofundados durante as discussões realizadas. Além disso,
também foram realizadas as coletas de dados primários e secundários, que consideramos
primordiais para compreender as condições que incidem na ação dos estudantes em se moverem
no espaço e entre os seus municípios de origem até a cidade de Mossoró. Os dados primários
foram coletados por intermédio de dois modelos de questionários com perguntas abertas e
fechadas de forma estruturada, sendo aplicadas aos estudantes e motoristas. Também foram
realizadas entrevistas com associações estudantis e com órgãos municipais, nas quais se teve
perguntas abertas e semiestruturadas. Já os dados secundários foram obtidos por meio da
pesquisa das Regiões de Influência das Cidades (REGIC), dos microdados do Censo
Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Censo da
Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP), além de contar com as plataformas digitais do e-MEC e do Banco Multidimensional de
Estatísticas (BME/IBGE) para filtrar o quantitativo de estudantes e instituições por cidade. Os
dados foram tratados em gráficos, mapas, quadros e tabelas. Mossoró recebe um contingente
diário expressivo de estudantes atraídos pela presença das IES e seus cursos na modalidade
presencial, o que faz com que essa cidade exerça o seu papel funcional e de centralidade. Essa
realidade se deve à ausência de instituições e cursos e municípios de residência dos estudantes
e a falta de condição dos discentes residirem em Mossoró. Isso faz com que os estudantes
busquem alternativas como a mobilidade para escaparem das suas realidades locais e não
perderem o vínculo com os seus lugares de origem/residência. Assim, as instituições em
Mossoró promovem cada vez mais o número de fluxos de estudantes em decorrência dos seus
conteúdos e formas.