Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Chrystyane da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-08T17:42:50Z-
dc.date.available2023-11-08T17:42:50Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/284-
dc.description.abstractO Residência Pedagógica faz parte das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, com o aperfeiçoamento na formação prática dos cursos de licenciatura, o programa propícia que o licenciando que esteja cursando a partir do quinto período do seu curso tenha a oportunidade de aprimorar a sua prática de ensino nas escolas de educação básica. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência da residência pedagógica na formação inicial continuada de professores de química da UERN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, os dados foram coletados através de questionários pelo Google Forms composto por questões abertas e fechadas. O público alvo da pesquisa foram os residentes do curso de química da UERN que participaram da primeira e da segunda edição do programa, como também os preceptores das escolas do ensino básico participantes do programa. As análises dos dados foram feitas por análise de conteúdo proposto por Bardin. Após a análise das entrevistas, tanto dos residentes como das preceptoras foi possível identificar as influências do PRP para a formação de professor, no período de imersão na escola foi o período de troca de conhecimento entre preceptores e residentes, possibilitando por em pratica o que apreenderam na universidade como também as principais atividades envolvidas nesse processo de desenvolvimento profissional. A elaboração desta pesquisa nos mostrou o quanto é importante para os residentes assim como também para as preceptoras essa troca de conhecimento, de metodologias e práticas de ensino, para que ambos se desenvolvam profissionalmente.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectResidência Pedagógicaen_US
dc.subjectFormação Inicial - Professores de Químicaen_US
dc.subjectFormação Continuada - Professores de Químicaen_US
dc.titleA influência da residência pedagógica na formação inicial continuada de professores de Química.en_US
dc.typeThesisen_US
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Chrystyane - Química.pdfTrabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Química690,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.