Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/217
Título: A inclusão de alunos surdos em uma escola regular do município de Mossoró/RN com auxílio de jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais
Autor(es): Nogueira, Silvana da Silva
Palavras-chave: Inclusão - Jogos adaptados
Alunos surdos
Ensino de Matemática
Data do documento: 27-Mai-2020
Citação: NOGUEIRA, Silvana da Silva. A inclusão de alunos surdos em uma escola regular do município de Mossoró/RN com auxílio de jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Norte, Mossoró, 2020
Resumo: Pensar a educação e inclusão para todos tem sido um desafio para as pessoas que trabalham na área da educação em nível mundial, tais pesquisadores se unem em busca de alcançar resultados satisfatórios. A dissertação aqui apresentada, se associa às pesquisas que buscam contribuir e construir possibilidades de inclusão de surdos na escola regular com auxílio de um jogo Matemático adaptado em Língua Brasileira de Sinais. Tendo como objetivo, compreender se e como os jogos matemáticos adaptados podem contribuir na inclusão de alunos surdos em uma escola da rede pública de Mossoró/RN, na qual os professores da disciplina de Matemática do oitavo e nono ano, não se comunicam em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Concretizamos uma pesquisa qualitativa com metodologia de pesquisa-intervenção que contou com a colaboração de alunos surdos, ouvintes e professores de Matemática da referida instituição. A investigação teve início a partir da busca e estudos com base em autores antecessores do tema e posteriormente desenvolvemos procedimentos metodológicos iniciados com observações, entrevistas, confecção e aplicação de um jogo/dominó com o conteúdo matemático “produtos notáveis” e, por fim, a aplicação de um questionário com questionamentos voltados para a aceitação e avaliação do jogo. Ao final, os dados indicaram resultados efetivos ao processo de inclusão de surdos na escola regular mediada pelos jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais. Acreditamos que os resultados da pesquisa podem contribuir para o ensino/aprendizagem de surdos na escola regular, auxiliar professores nas aulas de Matemática e colaborar com outras pesquisas que visem a inclusão de alunos surdos na escola regular.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/217
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação versão final - Silvana da Silva Nogueira PDF.pdfDissertação de Mestrado1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.