Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/217
Title: A inclusão de alunos surdos em uma escola regular do município de Mossoró/RN com auxílio de jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais
Authors: Nogueira, Silvana da Silva
Keywords: Inclusão - Jogos adaptados
Alunos surdos
Ensino de Matemática
Issue Date: 27-May-2020
Citation: NOGUEIRA, Silvana da Silva. A inclusão de alunos surdos em uma escola regular do município de Mossoró/RN com auxílio de jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Norte, Mossoró, 2020
Abstract: Pensar a educação e inclusão para todos tem sido um desafio para as pessoas que trabalham na área da educação em nível mundial, tais pesquisadores se unem em busca de alcançar resultados satisfatórios. A dissertação aqui apresentada, se associa às pesquisas que buscam contribuir e construir possibilidades de inclusão de surdos na escola regular com auxílio de um jogo Matemático adaptado em Língua Brasileira de Sinais. Tendo como objetivo, compreender se e como os jogos matemáticos adaptados podem contribuir na inclusão de alunos surdos em uma escola da rede pública de Mossoró/RN, na qual os professores da disciplina de Matemática do oitavo e nono ano, não se comunicam em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Concretizamos uma pesquisa qualitativa com metodologia de pesquisa-intervenção que contou com a colaboração de alunos surdos, ouvintes e professores de Matemática da referida instituição. A investigação teve início a partir da busca e estudos com base em autores antecessores do tema e posteriormente desenvolvemos procedimentos metodológicos iniciados com observações, entrevistas, confecção e aplicação de um jogo/dominó com o conteúdo matemático “produtos notáveis” e, por fim, a aplicação de um questionário com questionamentos voltados para a aceitação e avaliação do jogo. Ao final, os dados indicaram resultados efetivos ao processo de inclusão de surdos na escola regular mediada pelos jogos matemáticos adaptados em Língua Brasileira de Sinais. Acreditamos que os resultados da pesquisa podem contribuir para o ensino/aprendizagem de surdos na escola regular, auxiliar professores nas aulas de Matemática e colaborar com outras pesquisas que visem a inclusão de alunos surdos na escola regular.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/217
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação versão final - Silvana da Silva Nogueira PDF.pdfDissertação de Mestrado1,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.