Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pimenta, Adailza Mendes Holanda | |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T12:51:05Z | |
dc.date.available | 2023-09-20T12:51:05Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Adailza Mendes Holanda. Saberes da experiência em salas multisseriadas. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2018. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/201 | |
dc.description.abstract | Este trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente/ POSEDUC - UERN, trata de um estudo sobre os saberes da experiência de uma professora em um núcleo rural, no qual objetivamos compreender e analisar, através das narrativas orais e de observações, como acontece a prática pedagógica de uma professora que necessita mobilizar os saberes da experiência para atuar em uma classe multisseriada. O estudo nos conduziu ao trabalho com o método da História Oral na modalidade Temática, por considerarmos o mais adequado para a construção das narrativas da professora e da supervisora. Para dar suporte teórico ao estudo, estivemos ancorados em Meihy (2000), Pollak (1992) e Albuquerque Junior (2006) buscamos ajuda para discutir sobre memórias. Trouxemos também para a discussão autores que teorizam a temática em estudo, como: Certeau (1998), Alves (2003), Tardif (2009) e dentre outros. Permitimos perceber como ocorre o cotidiano de uma sala multisseriada em uma escola pública municipal, na zona rural da cidade de Mossoró/RN. Atrelado a isso, recorremos a documentos como legislações, decretos e regimentos. O resultado da análise identificou nas narrativas da professora e a partir das observações que os aspectos sobre saberes da experiência em uma sala de aula multisseriada, vai além das práticas pedagógicas desenvolvidas, planejamentos, projetos didáticos, festividades, avaliações e diversos outros aspectos. Os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes e adquiridos. Os saberes estão presentes no cotidiano escolar, na qual a professora utiliza a teoria e a prática para uma junção na construção do conhecimento na sua prática diária. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Sala de aula multisseriada | en_US |
dc.subject | Saberes da experiência | en_US |
dc.subject | Educação do campo | en_US |
dc.title | Saberes da experiência em salas multisseriadas | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO ADAILZA_NORMALIZADO_12.08.18 (1) (1).pdf | Dissertação de Mestrado | 9,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.