Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/201
Title: | Saberes da experiência em salas multisseriadas |
Authors: | Pimenta, Adailza Mendes Holanda |
Keywords: | Sala de aula multisseriada Saberes da experiência Educação do campo |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | PIMENTA, Adailza Mendes Holanda. Saberes da experiência em salas multisseriadas. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2018. |
Abstract: | Este trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente/ POSEDUC - UERN, trata de um estudo sobre os saberes da experiência de uma professora em um núcleo rural, no qual objetivamos compreender e analisar, através das narrativas orais e de observações, como acontece a prática pedagógica de uma professora que necessita mobilizar os saberes da experiência para atuar em uma classe multisseriada. O estudo nos conduziu ao trabalho com o método da História Oral na modalidade Temática, por considerarmos o mais adequado para a construção das narrativas da professora e da supervisora. Para dar suporte teórico ao estudo, estivemos ancorados em Meihy (2000), Pollak (1992) e Albuquerque Junior (2006) buscamos ajuda para discutir sobre memórias. Trouxemos também para a discussão autores que teorizam a temática em estudo, como: Certeau (1998), Alves (2003), Tardif (2009) e dentre outros. Permitimos perceber como ocorre o cotidiano de uma sala multisseriada em uma escola pública municipal, na zona rural da cidade de Mossoró/RN. Atrelado a isso, recorremos a documentos como legislações, decretos e regimentos. O resultado da análise identificou nas narrativas da professora e a partir das observações que os aspectos sobre saberes da experiência em uma sala de aula multisseriada, vai além das práticas pedagógicas desenvolvidas, planejamentos, projetos didáticos, festividades, avaliações e diversos outros aspectos. Os saberes dos professores são um conjunto de saberes provenientes e adquiridos. Os saberes estão presentes no cotidiano escolar, na qual a professora utiliza a teoria e a prática para uma junção na construção do conhecimento na sua prática diária. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/201 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO ADAILZA_NORMALIZADO_12.08.18 (1) (1).pdf | Dissertação de Mestrado | 9,91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.