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Título: Escolas rurais de Morada Nova/Ceará e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Autor(es): Sousa, Katiane Almeida de
Palavras-chave: Inclusão Digital
Escolas Rurais
Ensino
Formação de Professores
Políticas Públicas
Data do documento: 2018
Citação: SOUSA, Katiane Almeida de. Escolas Rurais de Morada Nova/Ceará e o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2018.
Resumo: Vivemos atualmente em uma sociedade em rede, através do modelo de organização social classificado por muitos como uma cibercultura (LÉVY, 1999), em que as tecnologias e as informações se propagam em uma velocidade sem tamanho. No entanto, essas evoluções não chegam à todas as partes e muito menos a todos os sujeitos. Por isso, podemos falar em uma exclusão tecnológica e social, principalmente quando tomamos como referência os espaços localizados no campo, que historicamente sofrem com a carência de políticas públicas. A escola como espaço primordial de formação de cidadãos se torna, então, a questão de análise desta investigação, para percebemos até que ponto aquelas que estão localizadas no campo são incluídas digitalmente nas políticas públicas e como os sujeitos que atuam neste espaço se comportam diante da inclusão/exclusão tecnológica que a mesma vivencia. Diante disso, o nosso objetivo de pesquisa é: Analisar as condições de trabalho com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas públicas rurais de Morada Nova - Ceará, considerando as políticas públicas, as condições estruturais e a qualificação docente. Para cumprir o intuito supracitado, realizamos uma pesquisa qualitativa com pesquisas de campo nas escolas selecionadas. Desta forma, utilizamos como metodologia a aplicação de entrevistas estruturadas com os professores da rede pública municipal de Morada Nova – CE, que atuam na zona rural, e realizamos questionários com seis gestores das escolas. O primeiro procedimento metodológico foi realizado para investigar sobre a qualificação dos docentes que ensinam na zona rural para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), sobre as práticas de ensino envolvendo as tecnologias e os anseios de formação e dificuldades enfrentadas. Já os questionários foram aplicados com os diretores para fazer um levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis na escola e como ocorrem seus usos. Como resultados, obtivemos que ainda que muitas escolas tivessem laboratórios de informática, computadores e outros recursos em uma quantidade relativa, faltava a estrutura principalmente de internet banda larga para suportar o uso dos computadores nos laboratórios e também percebemos a carência de políticas públicas ativas na escola para o uso das tecnologias. Quanto à formação de professores, essa se mostrou insuficiente para os docentes, pelo fato da falta de internet banda larga para planejar suas atividades pedagógicas e executar práticas de ensino diferenciadas com o uso dos recursos tecnológicos. Assim, concluímos que ainda são escassas as ações governamentais voltadas para o uso das TDIC nas escolas rurais, falta estrutura e formações continuadas que atendam os anseios dos professores para a realização de práticas de ensino com o uso das tecnologias digitais e informacionais em sala de aula.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/200
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

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