Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/180
Título: Feiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática
Autor(es): Santos, Keyvilane Fernandes dos
Palavras-chave: Feiras de Ciências no Ensino Médio
Política de Iniciação Científica
Performatividade
Contexto da Prática
Atuação dos Professores
Data do documento: 17-Set-2019
Citação: SANTOS, Keyvilane Fernandes dos. Feiras de Ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.
Resumo: Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar dos professores, buscando perceber como a política educacional proposta pelos agentes locais é atuada (enactement) em duas escolas da rede pública estadual de ensino médio, situadas no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992) e a teoria da atuação de Ball (2016), nos possibilitando entrelaçar diversas possibilidades performáticas presentes nas Feiras de Ciências, dadas as disputas, resistências, acomodações e criações docentes no contexto da prática. Para a realização do estudo, realizamos pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram a revisão de literatura, análise documental e entrevista semiestruturada. Concluímos, ainda que de maneira contingente e provisória, que a atuação docente nas Feiras de Ciências é “multiperformática”, comportando fabricações, adaptações, resistências, abstenções e criações da política relacionadas aos contextos situados das escolas, defesa das demandas disciplinares e interesses profissionais de cada professor.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/180
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO_ ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA (1).pdfDissertação de Mestrado2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.