Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/180
Título: | Feiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática |
Autor(es): | Santos, Keyvilane Fernandes dos |
Palavras-chave: | Feiras de Ciências no Ensino Médio Política de Iniciação Científica Performatividade Contexto da Prática Atuação dos Professores |
Data do documento: | 17-Set-2019 |
Citação: | SANTOS, Keyvilane Fernandes dos. Feiras de Ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. |
Resumo: | Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar dos professores, buscando perceber como a política educacional proposta pelos agentes locais é atuada (enactement) em duas escolas da rede pública estadual de ensino médio, situadas no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992) e a teoria da atuação de Ball (2016), nos possibilitando entrelaçar diversas possibilidades performáticas presentes nas Feiras de Ciências, dadas as disputas, resistências, acomodações e criações docentes no contexto da prática. Para a realização do estudo, realizamos pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram a revisão de literatura, análise documental e entrevista semiestruturada. Concluímos, ainda que de maneira contingente e provisória, que a atuação docente nas Feiras de Ciências é “multiperformática”, comportando fabricações, adaptações, resistências, abstenções e criações da política relacionadas aos contextos situados das escolas, defesa das demandas disciplinares e interesses profissionais de cada professor. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/180 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO_ ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA (1).pdf | Dissertação de Mestrado | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.