Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/180
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Keyvilane Fernandes dos | |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T13:19:23Z | |
dc.date.available | 2023-09-06T13:19:23Z | |
dc.date.issued | 2019-09-17 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Keyvilane Fernandes dos. Feiras de Ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/180 | |
dc.description.abstract | Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar dos professores, buscando perceber como a política educacional proposta pelos agentes locais é atuada (enactement) em duas escolas da rede pública estadual de ensino médio, situadas no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992) e a teoria da atuação de Ball (2016), nos possibilitando entrelaçar diversas possibilidades performáticas presentes nas Feiras de Ciências, dadas as disputas, resistências, acomodações e criações docentes no contexto da prática. Para a realização do estudo, realizamos pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram a revisão de literatura, análise documental e entrevista semiestruturada. Concluímos, ainda que de maneira contingente e provisória, que a atuação docente nas Feiras de Ciências é “multiperformática”, comportando fabricações, adaptações, resistências, abstenções e criações da política relacionadas aos contextos situados das escolas, defesa das demandas disciplinares e interesses profissionais de cada professor. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Feiras de Ciências no Ensino Médio | en_US |
dc.subject | Política de Iniciação Científica | en_US |
dc.subject | Performatividade | en_US |
dc.subject | Contexto da Prática | en_US |
dc.subject | Atuação dos Professores | en_US |
dc.title | Feiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO_ ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA (1).pdf | Dissertação de Mestrado | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.