Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/163
Título: Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma intervenção pedagógica na escola pública de ensino médio
Autor(es): Mendes, Eliziane de Sousa Sampaio
Palavras-chave: Multiletramentos - Ensino
Língua Inglesa - aprendizagem por design
Tecnologia digital
Data do documento: 28-Ago-2020
Citação: MENDES, Eliziane de Sousa Sampaio. Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma intervenção pedagógica na escola pública de Ensino Médio. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020
Resumo: O ensino da Língua Inglesa tem passado por modificações significativas a fim de suprir as necessidades que surgem com o avanço das tecnologias e da globalização nos últimos anos. Nesta pesquisa, objetivando abordar o ensino da Língua Estrangeira Moderna, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica fundamentada na teoria dos multiletramentos - que incorporam ao seu conceito tanto a multimodalidade como a multiculturalidade, presentes nas mais diversas formas de interações sociais - e da aprendizagem por design (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009). A proposta de ensino está estruturada de acordo com os processos de conhecimentos da aprendizagem por design, contemplando a resolução de quatro atividades realizadas pelo aplicativo WhatsApp, que atuou tanto como suporte para a postagem das respostas, quanto meio de interação dos participantes. A proposta foi elaborada em consonância com as habilidades e competências regulamentadas na Base Nacional Comum Curricular e direcionada a alunos da primeira série do Ensino Médio, com baixo desempenho nos primeiros bimestres do ano letivo de 2019, na disciplina de Língua Inglesa. A avaliação da intervenção se estabelece por meio da análise das interações realizadas no WhatsApp, da resolução das atividades e de questionário de avaliação da intervenção, realizado com os alunos ao final da intervenção. Diante das exigências do mundo moderno quanto às práticas dos multiletramentos, acreditamos que a presente pesquisa possa contribuir para um ensino de Língua Inglesa que atenda às necessidades sociais de comunicação e que capacite os alunos a utilizarem os recursos midiáticos em função da aprendizagem crítica e consciente.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/163
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Eliziane.docx.pdfDissertação de Mestrado2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.