Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/163
Title: | Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma intervenção pedagógica na escola pública de ensino médio |
Authors: | Mendes, Eliziane de Sousa Sampaio |
Keywords: | Multiletramentos - Ensino Língua Inglesa - aprendizagem por design Tecnologia digital |
Issue Date: | 28-Aug-2020 |
Citation: | MENDES, Eliziane de Sousa Sampaio. Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma intervenção pedagógica na escola pública de Ensino Médio. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020 |
Abstract: | O ensino da Língua Inglesa tem passado por modificações significativas a fim de suprir as necessidades que surgem com o avanço das tecnologias e da globalização nos últimos anos. Nesta pesquisa, objetivando abordar o ensino da Língua Estrangeira Moderna, apresentamos uma proposta de intervenção pedagógica fundamentada na teoria dos multiletramentos - que incorporam ao seu conceito tanto a multimodalidade como a multiculturalidade, presentes nas mais diversas formas de interações sociais - e da aprendizagem por design (THE NEW LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009). A proposta de ensino está estruturada de acordo com os processos de conhecimentos da aprendizagem por design, contemplando a resolução de quatro atividades realizadas pelo aplicativo WhatsApp, que atuou tanto como suporte para a postagem das respostas, quanto meio de interação dos participantes. A proposta foi elaborada em consonância com as habilidades e competências regulamentadas na Base Nacional Comum Curricular e direcionada a alunos da primeira série do Ensino Médio, com baixo desempenho nos primeiros bimestres do ano letivo de 2019, na disciplina de Língua Inglesa. A avaliação da intervenção se estabelece por meio da análise das interações realizadas no WhatsApp, da resolução das atividades e de questionário de avaliação da intervenção, realizado com os alunos ao final da intervenção. Diante das exigências do mundo moderno quanto às práticas dos multiletramentos, acreditamos que a presente pesquisa possa contribuir para um ensino de Língua Inglesa que atenda às necessidades sociais de comunicação e que capacite os alunos a utilizarem os recursos midiáticos em função da aprendizagem crítica e consciente. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/163 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Eliziane.docx.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.