Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Carla Matozo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T16:07:39Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T16:07:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Carla Matozo | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/137 | - |
dc.description.abstract | O processo de ensino-aprendizagem utilizando espaços não formais é uma importante estratégia didática pedagógica e tem demonstrado sua eficácia para a aprendizagem significativa do educando, pois consolida os conhecimentos previamente construídos e transforma em novos, dando significados aos já existentes. Este trabalho objetivou produzir uma cartilha ilustrativa contendo um roteiro didático pedagógico direcionado a professores e alunos de biologia para ser utilizada em espaços não formais na lagoa do Apodi-RN. Seu conteúdo e design abordam os assuntos de forma dinâmica, ilustrativa, de fácil compreensão e pode ser um guia prático para trabalhar assuntos de ecologia no ensino médio. A cartilha descreve e disponibiliza através de conversas entre personagens exclusivos, questões ambientais importantes como população, comunidade, ecossistema, hábitat, relações ecológicas interespecíficas e poluição. Busca estimular a percepção nos educandos das causas, consequências e possíveis soluções referentes aos impactos ecológicos oriundos do acúmulo de resíduos sólidos e líquidos que são lançados nas margens e na da lagoa. Ainda, para torná- la mais acessível também contém um QR-code para o acesso virtual, um dicionário ambiental e sites relacionados a ecologia. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Espaços não formais | en_US |
dc.subject | Aprendizagem significativa - estratégia de ensino | en_US |
dc.subject | Meio ambiente- recurso didático pedagógico | en_US |
dc.title | Ensino-aprendizagem em ambientes não formais: produção de uma cartilha pedagógica para o ensino de ecologia em espaço natural | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCM - CARLA MATOZO LOPES.pdf | Dissertação de Mestrado Profissional | 5,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.