Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/137
Title: Ensino-aprendizagem em ambientes não formais: produção de uma cartilha pedagógica para o ensino de ecologia em espaço natural
Authors: Lopes, Carla Matozo
Keywords: Espaços não formais
Aprendizagem significativa - estratégia de ensino
Meio ambiente- recurso didático pedagógico
Issue Date: 18-Dec-2020
Citation: LOPES, Carla Matozo
Abstract: O processo de ensino-aprendizagem utilizando espaços não formais é uma importante estratégia didática pedagógica e tem demonstrado sua eficácia para a aprendizagem significativa do educando, pois consolida os conhecimentos previamente construídos e transforma em novos, dando significados aos já existentes. Este trabalho objetivou produzir uma cartilha ilustrativa contendo um roteiro didático pedagógico direcionado a professores e alunos de biologia para ser utilizada em espaços não formais na lagoa do Apodi-RN. Seu conteúdo e design abordam os assuntos de forma dinâmica, ilustrativa, de fácil compreensão e pode ser um guia prático para trabalhar assuntos de ecologia no ensino médio. A cartilha descreve e disponibiliza através de conversas entre personagens exclusivos, questões ambientais importantes como população, comunidade, ecossistema, hábitat, relações ecológicas interespecíficas e poluição. Busca estimular a percepção nos educandos das causas, consequências e possíveis soluções referentes aos impactos ecológicos oriundos do acúmulo de resíduos sólidos e líquidos que são lançados nas margens e na da lagoa. Ainda, para torná- la mais acessível também contém um QR-code para o acesso virtual, um dicionário ambiental e sites relacionados a ecologia.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/137
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM - CARLA MATOZO LOPES.pdfDissertação de Mestrado Profissional5,98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.