Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/93
Title: | Corpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural |
Authors: | Oliveira, Francisco Vieira de |
Keywords: | corpo currículo educação física |
Issue Date: | Aug-2019 |
Citation: | OLIVEIRA Francisco Vieira de. Corpo e currículo na educação física: reflexões a partir da abordagem multirreferencial-plural. 2019 . 102 p.. Mossoró, RN; 2019. |
Abstract: | Esta pesquisa resulta de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem multirreferencial-plural. A sua inspiração fundante centra-se nas epistemologias do corpo (NIETZSCHE, 2013; MORIN, 2003; ARDOINO, 1998) e do currículo (MACEDO, 2016) no campo da Educação Física. O objetivo é discutir e fomentar a construção de reflexões acerca de como se concebe o corpo à luz das teorias curriculares no âmbito da Educação Física para a Educação Básica no Ensino Fundamental a partir das reflexões da abordagem multirreferencial-plural. Do ponto de vista teórico metodológico, este estudo é fruto de um marco teórico entretecido e problematizado a partir do movimento do corpo e do seu universo sensível como fonte fecunda para se compreender compreensões. Através da leitura dos sujeitos teóricos pleiteados, é possível dizer que, a depender do contexto social e ou cultural para o corpo, foram desenvolvidos diferentes, hábitos, condutas, vestimentas, proibições e liberdades refletidos em pedagogias que, ao se debruçarem sobre ele, têm, ao longo do tempo, organizado e determinado as maneiras de concebê-lo e educá-lo. Mais do que refutar uma concepção de currículo compreendido como prescrição de trajetórias e itinerários que, aparentemente, só reconhecem um ponto de vista sobre o corpo, este estudo teceu e fomentou, ao longo da construção de seus capítulos, uma discussão em torno do seu movimento e da sua educação que, mesmo o revelando como objeto das práticas educativas, não o nega como fundamentalmente capaz de forjar itinerâncias, errâncias e caminhadas autônomas. |
URI: | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/93 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO VIEIRA DE OLIVEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 448,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.