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Título: Diversidade na educação básica: o ensino das relações étnico- raciais
Autor(es): Soares, Aline Raiany Fernandes
Palavras-chave: Diversidade cultural
Ensino
Relações étnico-raciais
Data do documento: 18-Fev-2020
Citação: SOARES, Aline Raiany Fernandes. Diversidade na educação básica: o ensino das relações étnico - raciais. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020.
Resumo: O texto da dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida junto a duas escolas, uma pertencente à rede municipal e outra à estadual, localizadas na cidade de Caraúbas, Rio Grande do Norte/RN, o qual versa sobre a diversidade na educação, a partir do ensino das relações étnico-raciais, mais especificamente sobre o ensino das culturas indígena, africana e afro- brasileira. Nesse sentido, o estudo se desenvolveu por meio do seguinte objetivo geral: analisar como os professores (as) em Caraúbas/RN, no contexto da diversidade cultural, vêm abordando as culturas indígena, africana e afro-brasileira em sala de aula. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual, para obtenção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores (as) das séries iniciais do Ensino Fundamental. As discussões iniciam-se a partir das compreensões de Geertz (2017), Santos (2006), Laraia (2006) sobre cultura, esta entendida como uma construção coletiva desenvolvida por meio das relações estabelecidas pelos sujeitos socialmente. Em uma breve retrospectiva das políticas públicas a respeito da diversidade, percebe-se como a presença do debate em torno da definição de políticas públicas que a abrangessem teve momentos de ascensão e de queda ao longo dos anos. Usa-se autoras como Candau (2003) e Gomes para tecer algumas considerações a respeito do desafio das instituições de ensino em trabalhar as culturas indígena, africana e afro-brasileira numa vertente que permita a valorização e reconhecimento de negros (as) e indígenas. Aponta- se também para um diálogo, fundamentado em Bourdieu (2003) e Freire (2011), que evidencia a via de mão dupla que é a escola: ambiente de reprodução cultural e do status quo; espaço capaz de contribuir para a transformação social. Observa-se que o ensino das culturas indígena, africana e afro-brasileira ainda é um desafio para os professores na Educação Básica, mas que tem avançado no sentido de estar presente em sala de aula, embora esse ensino aconteça de forma superficial e totalmente vinculado aos temas encontrados no livro didático, ficando a cargo dos docentes aprofundar as questões propostas por ele.
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