Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Lívia Priscila Rodrigues de
dc.date.accessioned2024-06-20T15:51:00Z
dc.date.available2024-06-20T15:51:00Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lívia Priscila Rodrigues de; MAIA, Rosiery da Silva . A Assimilação Piagetiana auxiliando a cooperação robótica. Nova C ruz: 2015. 51 p. Monografia(Bacharel) UERN, Faculdade de Ciência da Computaçãoen_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/935
dc.description.abstractJean William Fritz Piaget busca definir, em suas teorias Psicogenética Interacionista e Epistemologia Genética, as estruturas, os processos e as etapas envolvidos na construção do conhecimento humano. Realizando a semelhança entre robôs móveis (quando em um mesmo ambiente) e os indivíduos (quando em sociedade), este trabalho analisa as principais ideias de Piaget sobre a aprendizagem humana, realiza o mapeamento dessas ideias e aplica o processo de Assimilação de conhecimento, definido na teoria da Equilibrarão, em um grupo de robôs em cooperação simulada. Ao final dos experimentos, conclui-se que o conceito da Assimilação, pregada pelo biólogo, auxilia na elaboração de métodos que contribuem para um ganho de conhecimento de um ambiente multi-robô simulado, agregando mais eficiência na colaboração entre os agentes. Este trabalho também expõe modelagens conceituais das teorias de Piaget relevantes ao processo de aprendizagem de indivíduos, modelagens conceituais dessas teorias mapeadas para robôs m´oveis e, ainda, informa alguns formalismos dessas teorias.en_US
dc.language.isoen_USen_US
dc.subjectEpistemologia Genéticaen_US
dc.subjectAmbiente - Robôen_US
dc.subjectTeorias de Piageten_US
dc.titleA Assimilação Piagetiana auxiliando a cooperação robóticaen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples